Pular para o conteúdo

OpenAI lança ChatGPT Health: nova ferramenta de inteligência artificial especializada em saúde

Banner Aleatório

Inteligência Artificial

Banner Aleatório

A funcionalidade não substitui os médicos, nem pretende diagnosticar ou tratar doenças. O objetivo do ChatGPT Health é ajudar as pessoas a perceber padrões de saúde e bem-estar ou a compreender resultados de exames.

OpenAI lança ChatGPT Health, uma nova ferramenta do ChatGPT só para saúde

SOPA Images

A OpenAI anunciou o lançamento do ChatGPT Health, uma nova vertente do ChatGPT dedicada apenas à saúde e bem-estar. Neste momento, ainda não está disponível em Portugal, mas a empresa pretende disponibilizar a ferramenta a todos os utilizadores “nas próximas semanas”.

De acordo com a OpenAI na apresentação da plataforma, a saúde é uma das pesquisas mais frequentes no ChatGPT. Todas as semanas, mais de 230 milhões de pessoas de todo o mundo fazem perguntas relacionadas com saúde e bem-estar.

O ChatGPT Health surge como resposta à procura dos internautas.

As funcionalidades da ferramenta que não substitui os médicos

A OpenAI sublinha que a funcionalidade não substitui o papel dos médicos, nem pretende diagnosticar ou tratar doenças. O objetivo é ajudar as pessoas a perceber padrões de saúde e bem-estar.

O espaço permite que os utilizadores tenham respostas mais úteis, personalizadas e contextualizadas se introduzirem registos médicos e dados de aplicações de bem-estar, como a MyFitnessPal ou a Apple Health.

A introdução destes dados é “segura”, garante a empresa ‘mãe’. Os registos médicos e dados de aplicações podem ser removidos a qualquer momento.

Segundo a OpenAI, a ferramenta de inteligência artificial pode ajudar a compreender padrões ao longo do tempo ou resultados de exames, lidar com questões do ‘dia a dia’, preparar consultas com o médico ou fazer recomendações sobre alimentação e exercício físico.

Desenvolvida em colaboração com médicos de 60 países

A ferramenta foi desenvolvida em “estreita colaboração” com médicos, explica a OpenAI, que diz ter trabalhado com mais de 260 destes profissionais de saúde de 60 países e dezenas de especialidades ao longo de dois anos.

Vai ser uma plataforma autónoma “com privacidade reforçada” dentro do ChatGPT, uma vez que os utilizadores partilham informações pessoais e sensíveis.

“O ChatGPT Health baseia-se em sólidos controlos de privacidade, segurança e dados do ChatGPT, com proteções adicionais em camadas concebidas especificamente para a saúde – incluindo encriptação de raiz para manter as conversas sobre saúde privadas e compartimentadas”, acrescenta a OpenAI.

Quem pode ter acesso à ferramenta?

O acesso está, para já, limitado. Segundo a agência Reuters, só um pequeno grupo de utilizadores com contas ChatGPT Free, Go, Plus e Pro consegue ter acesso para “testar” a ferramenta.

Nesta fase inicial, ficam excluídos utilizadores do Espaço Económico Europeu, Suíça e Reino Unido.

Contudo, a empresa planeia disponibilizar a ferramenta a todos os utilizadores “nas próximas semanas”, à medida que forem feitas “melhorias”.

Adicionalmente, a introdução de registos médicos e dados de aplicações só estará disponível, para já, nos Estados Unidos.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *