A OpenAI lançou nesta quarta-feira (7) o ChatGPT Health, uma nova área do aplicativo voltada exclusivamente para responder perguntas sobre saúde e bem-estar. A ferramenta permite que usuários enviem registros médicos e conectem aplicativos de monitoramento, como o Apple Health, com a promessa de maior proteção a dados sensíveis.
Diferente do funcionamento padrão do ChatGPT, a empresa afirma que as conversas realizadas no Health não serão usadas para treinar os modelos de inteligência artificial, um dos pontos mais sensíveis no debate sobre o uso de chatbots em temas médicos.
“Se você começar uma conversa sobre saúde no ChatGPT, vamos sugerir que você vá para o Health para ter essas proteções adicionais”, informou a OpenAI. Segundo a empresa, o novo espaço opera de forma separada, com privacidade aprimorada e isolamento total das demais conversas do usuário.
Recurso será integrado ao app do ChatGPT
De acordo com a OpenAI, mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo fazem perguntas relacionadas à saúde e bem-estar no ChatGPT todas as semanas. O Health foi criado para apoiar essas demandas, ajudando em tarefas como interpretar resultados de exames, se preparar para consultas médicas, receber orientações gerais sobre alimentação e exercícios ou comparar opções de seguro de saúde com base em padrões individuais.
A empresa ressalta que o ChatGPT Health não substitui o atendimento médico. A ferramenta foi desenvolvida com a colaboração de mais de 260 médicos, de 60 países e diversas especialidades, que contribuíram com avaliações e feedbacks ao longo de dois anos.
Segundo a OpenAI, esse trabalho ajudou a definir não apenas o conteúdo das respostas, mas também a forma como elas são apresentadas, incluindo quando é necessário recomendar a busca por um profissional de saúde e como comunicar informações com clareza e segurança.
Disponibilidade começa com fila de espera
O ChatGPT Health aparecerá como um item específico no menu do aplicativo, funcionando em um espaço próprio onde conversas, arquivos e aplicativos conectados ficam armazenados separadamente. Inicialmente, o recurso será disponibilizado no site do ChatGPT e no aplicativo apenas para iOS, sistema operacional do iPhone.
A OpenAI não informou se há previsão para lançamento em dispositivos Android. Até a noite desta terça-feira, o recurso ainda não estava disponível no Brasil, e usuários encontravam apenas uma apresentação com convite para entrar em uma fila de espera.
Segundo a empresa, o lançamento começa com um grupo reduzido de usuários para ajustes iniciais, com previsão de ampliação gradual do acesso nas próximas semanas.
Privacidade e controle dos dados
A OpenAI explicou que o ChatGPT pode usar informações gerais de outras conversas — como mudanças recentes de endereço ou estilo de vida — para tornar respostas sobre saúde mais relevantes. No entanto, dados médicos e memórias criadas no Health não retornam para o espaço principal do ChatGPT.
O usuário poderá visualizar ou excluir essas informações a qualquer momento, tanto dentro do próprio Health quanto na área de personalização das configurações do aplicativo.

