
Tudo sobre ChatGPT

Tudo sobre Inteligência Artificial

Tudo sobre OpenAI
A OpenAI lançou o ChatGPT Agent na tarde desta quinta-feira (17). Como o nome sugere, é um agente de inteligência artificial (IA) – sistema capaz de tocar tarefas complexas de maneira autônoma. A empresa descreve este como um agente capaz de fazer coisas por meio de “um computador virtual”.
O “motor” (ou “cérebro”, dependendo da analogia que você preferir) do agente é um novo modelo criado pela OpenAI especificamente para ele, disseram os líderes do projeto, Yash Kumar e Isa Fulford, ao The Verge.
Potencialize seu trabalho com IA!
Aprenda a criar agentes de Inteligência Artificial que trabalham 24 horas por você!
Conheça o curso de IA & Automação de Agentes com N8N da Impacta em parceria com o Olhar Digital.
Oferta Exclusiva: Assine o plano anual do Clube Olhar Digital por apenas R$ 58,99 e ganhe 10% de desconto imediato no curso.
A economia é maior que o valor da assinatura!
Aproveite essa oportunidade e dê o próximo passo rumo à automação inteligente!
A OpenAI começa a liberar seu novo agente já nesta quinta para usuários assinantes dos planos Pro, Plus e Team do ChatGPT. Para acessá-lo, basta escolher “modo agente” no menu de ferramentas ou digitar “/agent”. No entanto, a postagem no blog da empresa não especifica em quais países o novo Agent vai estar disponível.
ChatGPT Agent combina Operator e Deep Research da OpenAI
O ChatGPT Agent, que ainda não tem nome oficial, foi treinado com técnicas de aprendizado por reforço para lidar com tarefas complexas. Ele combina as capacidades de outras duas ferramentas da OpenAI: Operator e Deep Research, cujas equipes foram unidas para desenvolver a nova ferramenta.

O novo agente da OpenAI consegue, por exemplo: revisar agenda do usuário, planejar refeições com base em compras online e montar apresentações com análise de concorrência. Isso graças à integração com diversas ferramentas, como navegadores de texto e visuais, além de terminais para dados personalizados.
A OpenAI exibiu usos práticos da ferramenta ao Verge. Isa destacou a eficácia do ChatGPT Agent em compras online. Já Kumar disse que tem usado o novo agente para automatizar tarefas da sua rotina, como reservar vaga no estacionamento da OpenAI.
Leia mais:
ChatGPT Agent pode automatizar tarefas, mas é lento
O ChatGPT Agent pode tocar (e automatizar, portanto) tarefas complexas. Mas, no estado atual, pode ser um pouco lento. Kumar explicou que a prioridade da equipe é otimizar tarefas difíceis, não reduzir o tempo de resposta imediato.
Isa reforçou essa ideia ao afirmar que, apesar da latência, a economia de tempo ainda é significativa em comparação à execução manual. Além disso, frisou que o Agent é voltado para tarefas extensas, pensadas para rodar em segundo plano. “É o tipo de coisa que você inicia em segundo plano e volta depois”, disse.

Em relação às transações financeiras, elas estão temporariamente bloqueadas. Kumar explicou que o ChatGPT Agent tem um recurso chamado Watch Mode. Ele impede que o usuário altere a aba do navegador ao acessar sites financeiros com o agente. Se isso ocorrer, a ferramenta para de funcionar.
Devido ao aumento das capacidades do modelo usado para o novo agente de IA, a OpenAI ativou salvaguardas para impedir usos indevidos em contextos biológicos e químicos perigosos. No entanto, a empresa ressaltou que não há evidências de que o modelo possa realmente ajudar alguém sem experiência a criar armas biológicas ou químicas.