Bloomberg — A OpenAI desenvolveu um novo recurso que permitirá que os clientes corporativos usem os dados de suas próprias empresas para personalizar o modelo mais avançado da startup de inteligência artificial, o GPT-4o.
A medida ocorre em um momento em que as startups enfrentam uma concorrência cada vez maior por seus produtos de IA para negócios, e as empresas enfrentam uma pressão crescente para demonstrar os ganhos do investimento na área.
A OpenAI planeja lançar o recurso de personalização, conhecido no setor de IA como fine-tuning (ajuste fino), nesta terça-feira (20). O fine-tuning permite que os modelos de IA existentes sejam treinados com informações adicionais sobre um tipo específico de tarefa ou área temática.
Por exemplo, uma empresa que fabrica skates poderia ajustar um modelo de IA para que ele pudesse ser usado como um chatbot de atendimento ao cliente capaz de responder a perguntas sobre as rodas e os detalhes de como cuidar de um shape (a prancha de madeira do skate).
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O recurso é novo para o modelo principal da OpenAI – o fine-tuning não estava disponível anteriormente no GPT-4o ou em seu antecessor GPT-4.
No entanto, a empresa permitiu que os usuários fizessem a personalização em muitos de seus outros modelos, incluindo o GPT-4o mini, que é uma versão mais barata e simplificada do GPT-4o.
Muitas empresas de tecnologia oferecem a possibilidade de personalizar modelos de IA grandes e pequenos. A OpenAI aposta em tornar mais fácil para os clientes ajustar seu modelo mais potente trabalhando diretamente com a empresa, em vez de usar um serviço externo ou um produto menos potente, disse Olivier Godement, chefe de produto da API da OpenAI.
“Estamos concentrados em reduzir o nível, o atrito e a quantidade de trabalho necessária para começar”, disse Godement.
Para ajustar um modelo, os clientes devem enviar seus dados para os servidores da OpenAI. O treinamento leva, em média, uma ou duas horas, disse John Allard, engenheiro de software da OpenAI que trabalha com personalização.
Inicialmente, os usuários só poderão ajustar o modelo com dados baseados em texto, disse Allard, e não com imagens ou outros conteúdos.
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