OPINIÃO – O impacto da inteligência artificial no marketing

Opinião de Manuel Sousa Pereira

A inteligência artificial tem sido, na atualidade, uma ferramenta relevante na gestão de marketing, devido à sua capacidade de analise e processamento grandes volumes de dados, identificando padrões complexos e automatização de tarefas, permitindo uma adaptação constante às tendências, necessidades e preferências dos consumidores.

Algumas das tendências da sua aplicação para o marketing são:

A personalização e experiência do cliente, através de algoritmos de IA que alisam o comportamento dos consumidores para propor recomendações de produtos e serviços, aumentando a satisfação do cliente, verificada através da taxa de conversão, bem como, criar conteúdo específico para diferentes segmentos de clientes, melhorando a comunicação e o seu envolvimento.

Análise preditiva, prevendo as tendências do consumidor, monitorizando e ajustando, de forma continuada às estratégias de marketing, através de uma análise de sentimento, com o processamento de linguagem natural (PLN) verificando os feedbacks, comentários e postagens nas redes sociais para compreender a perceção do consumidor sobre os produtos e marcas.

Segmentação em grupo de consumidores com características e comportamentos semelhantes, construindo perfis detalhados de dados demográficos, aspetos fundamentais para uma mais eficiente orientação para os diferentes tipos de consumidores.

Melhoria no atendimento dos clientes através de chatbots e assistentes virtuais, com um suporte instantâneo e personalizado, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana aumentando a eficiência na resposta ao cliente. Simultaneamente, analisando as interações e conversas com os clientes, identificando de forma proativa, os padrões e áreas de melhoria, no contacto com o cliente.

Geração de conteúdo relevante, descrevendo as características diferenciadoras, eficiência e o seu impacto positivo, bem como, o desempenho dos diferentes tipos de conteúdo, capacidade de atração e conquista de clientes.

Feedback e melhoria contínua das campanhas de comunicação, em tempo real, fornecendo insights valiosos para ajustes imediatos, através de testes A/B de forma automática, determinando quais as versões mais eficientes, melhorando-as, de forma continuada.

Em síntese, a relevância da inteligência artificial oferece uma personalização avançada, uma automação eficiente, insights precisos e otimização contínua procurando capacitar as organizações, através de uma compreensão mais alargada e precisa dos seus consumidores, adaptando as estratégias de marketing de forma mais eficiente. De forma complementar, o uso da inteligência artificial no marketing precisa de estar em conformidade com desafios éticos e confiáveis, face aos consumidores.



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