O dia 24 de abril é um dia de muita comemoração pra gente ! Essa data, que foi instituída por uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho – OIT, ressalta a importância da oportunidade e da inclusão dos jovens no mercado de trabalho e tem tudo a ver com a Fundação do Trabalho de MS(Funtrab): promover a formação de qualidade dos jovens desenvolvendo as competências, visando a sua inclusão social e inserção no mercado de trabalho.
Em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) promove o ‘Feirão do Jovem Trabalhador’, exclusivo para jovens aprendizes e estagiários.
A cada oportunidade gerada, uma nova história de transformação surge através do empenho e dedicação dos nossos jovens e colaboradores em todo o país.
Página virada, a vida segue e um futuro diferente se apresenta à jovem Ingrid Paraguaçu, 17 anos, moradora do bairro Coophasul, na Capital. Ela concluiu o ensino médio ano passado e sentiu a necessidade de ter o seu primeiro emprego com Carteira assinada. Antes fazia freelances em restaurante como monitora infantil, promotora de vendas (degustação) em supermercados, somente trabalhos temporários. Filha única e apoiada pelos pais, Ingrid viu nas redes sociais sobre o Feirão e resolveu tentar uma oportunidade na Funtrab. ”Os servidores foram muitos atenciosos no atendimento e no cadastro, prestaram todas as informações necessárias, que a Fundação realize mais eventos nesse propósito !”, conclui a nova contratada. Com o salário, Ingrid pretende ingressar na faculdade no curso de Psicologia, no próximo semestre.
A empresa que contrata Ingrid, o Instituto João Bittar, disponibiliza mais de 60 vagas de trabalho e estágios para o público jovem. Estamos participando mais uma vez do evento, o intuito é também ‘lapidar’ os jovens para o mercado de trabalho,” comenta Fernando Cardoso, agente operacional do Instituto. Assim como Ingrid, Fernando teceu elogios ao trabalho da Funtrab. “Nossas impressões foram excelentes, o espaço fornecido para os empregadores é bom, fomos muito bem atendidos pela equipe da Fundação e a nossa intenção é de participar de outros Feirões aqui”, comenta.
A diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi explica sobre as vantagens do mercado de trabalho disponível aos jovens do Estado. “A Funtrab está à disposição para apoiar o jovem sul-mato-grossense em sua jornada profissional, oferecendo ferramentas e oportunidades que facilitam a entrada no mercado de trabalho. O estágio é uma experiência fundamental, lembrando que a preparação dos jovens vai além do ensino formal, abrangendo também habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e adaptabilidade, competências cada vez mais valorizadas pelas empresas”, afirma.
Com outras empresas anunciantes e mais de 100 vagas disponíveis, o Feirão é voltado a estudantes do ensino médio e universitários com ensino superior incompleto, que buscam o primeiro emprego ou estágio em áreas diversas. Entre os segmentos participantes estavam: fábrica de proteína; serviço gerais; call center; teleatendimento, agências de empregos e estágios e consultorias de RH.
A ação tem como foco facilitar o acesso de adolescentes e jovens, entre 16 e 24 anos, ao mercado formal de trabalho, promovendo processos seletivos com empresas parceiras que valorizam o desenvolvimento profissional desde o início da carreira e principalmente, transformar a vida da nossa juventude.
Cláudia Yuri, Funtrab