Os gastos com publicidade de pesquisa com tecnologia de IA devem aumentar para quase US$ 26 bilhões até 2029, ante pouco mais de US$ 1 bilhão neste ano nos EUA, impulsionados pela rápida adoção da tecnologia e segmentação de usuários mais sofisticada, mostraram dados da Emarketer na quarta-feira.
De acordo com a empresa de pesquisa, empresas que dependem de anúncios de pesquisa tradicionais baseados em palavras-chave podem sofrer quedas de receita devido à crescente popularidade dos anúncios de pesquisa de IA, que oferecem maior conveniência e engajamento para os usuários.
POR QUE É IMPORTANTE
Gigantes de buscas como o Google, da Alphabet, GOOG, e o Bing, da Microsoft,
MSFT adicionaram recursos de IA para competir melhor com chatbots como o ChatGPT da OpenAI e o Perplexity AI, que fornecem aos usuários informações diretas sem a necessidade de clicar em vários resultados.
A Apple AAPL está explorando a integração de recursos de pesquisa baseados em IA em seu navegador Safari, potencialmente se afastando de sua longa parceria com o Google.
O relatório surgiu em meio a preocupações crescentes sobre os usuários estarem recorrendo cada vez mais aos chatbots para pesquisas conversacionais, e os resultados de pesquisas com tecnologia de IA podem prejudicar os modelos de negócios de algumas empresas.
A empresa de educação online Chegg CHGG disse em maio que demitiria cerca de 248 funcionários pois busca cortar custos e otimizar operações porque os alunos estão usando ferramentas com tecnologia de IA, incluindo ChatGPT, em vez de plataformas tradicionais de tecnologia educacional.
CITAR
“Editoras e outros sites estão sentindo o impacto da busca por IA. À medida que perdem tráfego, vemos editoras recorrendo a assinaturas e acordos de licenciamento de IA pagos para aumentar a receita”, disse Minda Smiley, analista da Emarketer.
GRÁFICO

CONTEXTO
De acordo com a Emarketer, os gastos com anúncios de pesquisa de IA devem constituir quase 1% do gasto total com anúncios de pesquisa neste ano e 13,6% até 2029 nos EUA.
Setores como serviços financeiros, tecnologia, telecomunicações e saúde estão adotando a IA porque estão vendo vantagens claras no uso da tecnologia para aprimorar suas estratégias de anúncios, enquanto a adoção pelo setor de varejo é lenta, diz o relatório.
Google recentemente anunciou a expansão de seus recursos de pesquisa baseados em IA para o setor de bens de consumo embalados por meio de melhorias no Google Shopping.