Palestra sobre Inteligência Artificial encerra 13ª Jornada Institucional da Ejud-6 | TRT6 – Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região

Com palestra sobre inteligência artificial, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) concluiu as atividades da 13ª Jornada Institucional. A formação técnico-científica semestral, voltada para magistradas e magistrados do TRT-6, aconteceu esta semana (12 a 16/8), no auditório Desembargadora Maria do Socorro Emerenciano, sede da Ejud-6, no bairro do Espinheiro.

Na palestra deste último dia, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Augusto César falou sobre “Inteligência Artificial e Subordinação Jurídica”, explanando a respeito das novas relações de emprego frente às plataformas digitais. O magistrado destacou que esse cenário exige dos operadores e operadoras do direito uma revisitação de conceitos jurídicos relacionados à dependência contratual do/a trabalhador/a.

“Reflito, há algum tempo, sobre a perspectiva do trinômio organização, especialização e automação, que, agora, é alterado pela inteligência artificial, capaz de selecionar, dirigir e controlar a subordinação laboral. Há uma nova dependência contratual, pois algoritmos são preditivos e interferem na produção, ao padronizar a conduta e rotinas empresariais, agravando as condições de vulnerabilidade da relação de emprego”, comentou o ministro.

Também neste último dia, houve acolhimento aos juízes e juízas do TRT-6 que tomaram posse recentemente, com palavras de boas-vindas da presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juíza Luciana Conforti. E, ainda, do diretor da Secretaria de Autogestão, Renatto Pinto, que falou aos novos magistrados e magistradas sobre o programa institucional TRT6 Saúde, explicando como utilizar a rede credenciada.

Recital de poesias
A apresentação cultural ficou a cargo de Dayane Rocha e Elenilda Amaral, poetisas do Sertão do Pajeú, com um repertório baseado em vários temas como paisagens do campo, vida do camponês e cotidiano do agricultor. Além de textos autorais, baseados na sua própria infância, as artistas, nascidas e criadas na área rural, trouxeram poesias de consagrados autores do Pajeú, como Dedé Monteiro, Sebastião Dias e Rogaciano Leite.

Participaram do encerramento da Jornada a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso; o corregedor regional Fábio Farias; e o diretor, o vice-diretor e a coordenadora da Ejud-6, respectivamente, desembargador Eduardo Pugliesi, Ivan Valença e juíza Wiviane Souza. Também prestigiaram o momento as desembargadoras Eneida Melo (aposentada), Gisane Barbosa de Araújo e Carmen Lúcia Vieira, e os desembargadores Valdir Carvalho e Edmilson Alves.

Linguagem simples em discussão
A programação da Jornada, nessa quinta-feira (15/8), teve como tema o uso da Linguagem Simples no Judiciário. Na abertura das atividades, aconteceu a apresentação das ações do TRT-6 alinhadas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A coordenadora do projeto, juíza Wiviane Souza, e a juíza auxiliar da Presidência, Adriana Satou, falaram sobre o andamento da iniciativa. A servidora Ana Elizabeth Japiá apresentou a cartilha “Linguagem Simples na Justiça do Trabalho”, feita em coautoria com o servidor Eugenio Jerônimo, que recitou trechos do cordel “A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho”, de sua autoria.

Em seguida, o professor Nivaldo Dóro Júnior ministrou o curso “Linguagem Simples no Judiciário”. Nivaldo Dóro cursou Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e é mestre em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Com experiência em ensino na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e na Faculdade de Direito de Itu/SP, ele vem ministrando esse curso em diversas escolas judiciais de tribunais trabalhistas.

Veja mais fotos da Jornada.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo e Fábio Nunes / Foto: Roberta Mariz

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima