Apesar de ter se popularizado nos últimos anos, o termo “Inteligência Artificial” foi criado em 1956. As primeiras pesquisas de IA nos anos de 1950 exploraram temas como a resolução de problemas e métodos simbólicos. Ainda hoje, a necessidade se mantém e o uso de IA vem ganhando cada vez mais espaço.
Conforme o estudo “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, realizado pelo Sebrae, plataformas como Chat GPT, Deep Seek, Coplit e Gemini – textos generativos – já foram utilizados por 44% dos empreendedores cearenses entrevistados.
O dado aponta como esse tipo de tecnologia está sendo incorporado no dia a dia desse público.
CONHECIMENTO E APLICABILIDADE
Na pesquisa espontânea, apenas 38% dos empreendedores do Ceará dizem que já fizeram uso de algum tipo de Inteligência Artificial. Ao serem indagados sobre a adoção de plataformas específicas, no entanto, esse percentual cresce significativamente. O GPS, por exemplo, já foi utilizado por 80% dos empreendedores cearenses ouvidos.
Outra aplicação bastante utilizada são os programas de reconhecimento facial, utilizada por 75% dos donos de pequenos negócios do Ceará.
Também figura com bom percentual a utilização de assistentes virtuais, como Alexa, Siri e Google Assitent, seguida do uso de aplicativos que melhoram a qualidade de imagens – ambos sendo citados por 50% dos empreendedores cearenses.

TECNOLOGIAS NO MUNDO DO TRABALHO
Outro dado importante diz respeito ao uso de computadores pelos donos de pequenos negócios cearenses em seus negócios (75%). Isso representa um crescimento de 8 pontos em relação ao levantamento realizado em 2022, quando 67% dos empreendedores cearenses afirmavam utilizar computadores em seus negócios.
Conforme o mais recente balanço, a internet já está presente em 95% dos pequenos negócios do Estado. Além disso, em 2025, 65% das empresas do Ceará acessaram o site do Sebrae e 53% já realizaram alguma capacitação on-line, sendo 44% deles em iniciativas ofertadas pela instituição.
PAPEL DA IA NOS NEGÓCIOS
A pesquisa “The transformative power of artificial intelligence in entrepreneurship: exploring AI’s capabilities for the success of entrepreneurial ventures (O poder transformador da inteligência artificial no empreendedorismo: explorando as capacidades da IA para o sucesso de empreendimentos empreendedores, em tradução livre)”, aponta que empreendedores que utilizam a IA tomam soluções diminuem os riscos de erro.
Conforme o estudo, isso ajuda a antecipar interrupções e otimizar o estoque.
A análise, que ouviu 327 empreendedores e colheu dados empíricos (questionário, modelagem estrutural), também reflete que o empreendedorismo vem abordando questões como sustentabilidade, digitalização e dinâmica de negócios familiares, o que necessita de conhecimentos cada vez mais integrados.
“Em um espaço onde diferentes pontos de vista se reúnem para mostrar sua complexidade e importância na era como nunca antes, ele normalmente envolve o estabelecimento de novos negócios por meio de iniciativas como a criação de novos empreendimentos ou a compra de empresas estabelecidas, ao mesmo tempo em que promove a criatividade em corporações de longa data”, aponta o artigo.
FORMAÇÃO NO SIARÁ TECH SUMMIT
Os empreendedores cearenses interessados no tema podem se aperfeiçoar tecnicamente e ter acesso a conteúdos estratégicos com especialistas e experiências interativas, palestras magnas, rodadas de negócios e networking, conexão com investidores, aceleradoras e grandes empresas do País durante evento em Fortaleza.
O Siará Tech Summit e a Feira do Empreendedor acontecem entre os dias 8 e 10 de outubro, no Centro de Eventos. O evento contará com uma exposição de mais de 300 startups com soluções aplicáveis para o mercado, além da realização de hackathon, pitchs, podcasts e mentorias.
Inteligência Artificial e suas aplicações dos negócios é um dos temas que serão tratados. A iniciativa, que em 2025 ano chega à sua quarta edição, vem se consolidando como o maior evento de inovação e tecnologia da região Nordeste.
Neste ano, o Siará Tech Summit ocorrerá simultaneamente com a Feira do Empreendedor, com os dois eventos ocupando dois pavilhões. Serão mais de 27 mil m² de estrutura montada para proporcionar as melhores experiências e oportunidades para os participantes.
As inscrições estão disponíveis no site do evento.

