Entre os dias 27 e 30 de maio de 2025, os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Bezerra e Marco Schneider, e a professora Luciane Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict), participaram de dois eventos internacionais na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidad de la República, em Montevidéu, Uruguai.
Os encontros, o 2º Seminário sobre Inteligência Artificial em Informação e Comunicação e o 2º Simpósio Uruguaio sobre Ética em Informação e Comunicação, reuniram especialistas da América Latina para debater os impactos da tecnologia na sociedade, na ética e na gestão da informação.
Na ocasião, Arthur Bezerra integrou a mesa de abertura do simpósio como presidente do International Center for Information Ethics (ICIE), enquanto Marco Schneider proferiu a conferência magistral intitulada “Razón y inteligencia artificial: tensiones entre saber, técnica y ética”.
Os pesquisadores do Ibict também participaram da mesa-redonda “Integridad de la Información en tiempos de IA”, enquanto a professora Luciane Cavalcante, do PPGCI/Ibict, palestrou na mesa-redonda “Desafios éticos de la IA em Información y Comunicación”, ao lado de outros pesquisadores do Uruguai e da Argentina.
Nas oficinas realizadas após os eventos, cujo tema central foi “Alfabetización crítica, desinformación y discursos de odio”, Marco Schneider e Arthur Bezerra apresentaram o projeto de pesquisa “Plataforma Multidisciplinar de Escuta Social Digital, combate à desinformação e promoção aos direitos difusos” (PMESDI), conhecido como Baobá.
O projeto é coordenado pelo Ibict e financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça do Brasil.
Além disso, os pesquisadores celebraram dez anos de publicações no Brasil sobre competência crítica em informação, tema no qual são especialistas com ampla produção em periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos.
De acordo com Arthur Bezerra, a segunda edição do Seminário sobre Inteligência Artificial em Informação e Comunicação, assim como a edição do Simpósio Uruguaio sobre Ética em Informação e Comunicação, demonstram a consolidação desses eventos na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidad de la República.
Para o pesquisador, “a chance de voltar ao Uruguai para falar de temas tão em voga no debate atual representou uma oportunidade para difundir as ações do Ibict e seu empenho na defesa da integridade da informação e no combate à desinformação”.