Pesquisas sobre inteligência artificial são apresentadas em evento internacional de machine learning

Do Rio de Janeiro para um encontro com especialistas em Viena, na Áustria. Dois alunos da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) marcaram presença na 41ª edição da International Conference on Machine Learning (ICML). O evento aconteceu na última semana e é reconhecido como uma das principais conferências acadêmicas mundiais dedicadas à inteligência artificial e ao aprendizado de máquina. Além de palestras e workshops, a conferência inclui uma seção dedicada à exposição e apresentação de artigos científicos.

Daniel Csillag e Tiago da Silva Henrique submeteram trabalhos ao rigoroso processo de revisão duplo-cego feito pela organização do evento e estarão entre os pesquisadores cujos trabalhos refletem os avanços mais inovadores e cruciais na pesquisa atual de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Daniel produziu o artigo em conjunto com Claudio Struchiner e Guilherme Tegoni Goedert, professores da Escola. O trabalho intitulado “Generalization Bounds for Causal Regression: Insights, Guarantees and Sensitivity Analysis” fornece garantias teóricas para regressões causais.

“Nosso trabalho é avaliar e estabelecer quais dos algoritmos existentes conseguem, de maneira confiável e rigorosa, recuperar informações causais, mesmo sob pressupostos simples e aplicáveis. Assim, garantimos que as previsões feitas por esses algoritmos refletem relações causais reais, ao invés de meras correlações”, explica Daniel.

Já o trabalho de Tiago, intitulado “Embarrassingly Parallel GFlowNets” foi desenvolvido em parceria com Luiz Max Carvalho e Diego Mesquita, pesquisadores da FGV EMAp, e Amauri Souza  e Samuel Kaski, pesquisadores da Aalto University, da Finlândia. No artigo, eles desenvolveram um algoritmo para realizar inferência Bayesiana paralela em distribuições sobre um número finito de variáveis.

“Esta conferência é reconhecida internacionalmente, e ter nossos trabalhos publicados ali é uma conquista importante que demonstra que estamos competindo globalmente com pesquisadores de renome”, diz Tiago.

Jovens pesquisadores em destaque

A trajetória de Tiago é marcada pela excelência educacional desde os tempos em que residia em Florianópolis e cursava o Ensino Fundamental em uma escola pública. Com um desempenho notável nas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), decidiu seguir os passos rumo ao ensino superior na FGV EMAp, onde encontrou um curso pioneiro que combinava computação, matemática e análise de dados.

“Encantei-me não só pela inovação do programa, mas também pela oportunidade de ter aulas com uma distinta equipe de professores”, afirma.

Atualmente no Mestrado, Tiago também está matriculado em disciplinas de Doutorado, o que, em sua visão, tem proporcionado uma base sólida para a realização de pesquisas de alta qualidade.

“Um dos aspectos mais valiosos da FGV EMAp é ter essa oportunidade de acessar cursos da pós-graduação durante a graduação”, enfatiza.

O paulista Daniel ressalta que a Escola promove ativamente o contato entre seus alunos e pesquisas de ponta de todo o mundo.

“A FGV EMAp oferece um ambiente ótimo para colaborações e produções acadêmicas de alta qualidade. Eventos como esse proporcionam uma excelente oportunidade para a publicação e divulgação do nosso trabalho”, completa.

Para conhecer mais sobre a FGV EMAp e seus programas de Graduação e Pós-Graduação, acesse o site.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima