Como estamos fartos de noticiar, a Google está muito mais séria no mundo mobile, ao apresentar uma outra vontade de vender smartphones, mesmo que isso afete a quota de mercado de algumas das suas parceiras mais importantes e fieis. É exatamente por isto que a nova gama Google Pixel 9 vai chegar com hardware muito melhorado, e vai também chegar muito mais cedo ao mercado.
Mas… O que esperar ao certo?
Pixel 9: O que nos espera no dia 13 de Agosto?
Portanto, apesar do facto de a nova gama Pixel 9 contar na verdade com 4 aparelhos em vez de “apenas” 2 ou 3, o dobrável Pixel 9 Pro Fold não deve chegar a todas as regiões, pelo menos não no imediato. Por isso, em Portugal, é boa ideia olhar apenas para os três modelos “tradicionais”, ou seja, Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL.
Além dos smartphones, vamos também dar as boas vindas a dois modelos do Pixel Watch 3, bem como a novos Google Pixel Buds Pro 2.
- Nota: Toda a informação é baseada nos muitos “leaks” que tivemos ao longo das últimas semanas.
Vamos por partes?
Pixel 9
Esta é a versão base, que também é bastante mais amiga de mãos mais pequenas. Este Pixel 9 chega ao mercado com um ecrã OLED de 6.24” FHD+ capaz de chegar aos 120Hz, um SoC Tensor G4 de 4nm, um módulo composto por duas câmaras, 12GB de memória RAM e uma bateria de 4558mAh.
Um aparelho extremamente interessante, e na realidade muito superior ao modelo base do Pixel 8 do ano passado.
Pixel 9 Pro
O novo Pixel 9 Pro não vai ser o sucessor direto ao Pixel 8 Pro do ano passado. Sim, a nível de especificações técnicas, leia-se performance, vai ser bastante superior e mais bem construído.
Porém, vai ser pouco maior que o Pixel 9 (6.3” vs 6.24”) e por isso deverá ter uma bateria muito similar de mais ou menos 4500mAh. Ainda assim, vai ter 3 sensores no módulo de câmaras traseiro (50MP + 48MP + 48MP), um Tensor G4 capaz de chegar a frequências mais altas, e claro, 16GB de memória RAM.
Pixel 9 Pro XL
Este é o verdadeiro topo de gama da série Pixel 9, ao aparecer com um tamanho muito similar ao S24 Ultra da Samsung. Aqui vamos ter um ecrã OLED de 6.8”, 16GB de memória RAM e uma bateria que deverá ultrapassar os 5000mAh do topo de gama da Samsung. O módulo de câmaras também deve ser o mesmo.
No fundo, não vai ser muito diferente face ao Pixel 9 Pro, mas vai ser maior, e isso… Vai ser apelativo para muitos utilizadores.
Pixel Watch 3
Como já dissemos no passado, no campo da performance, vai ser o mesmo exato relógio. Porém, agora aparece em duas versões, uma com 41mm e outra com 45mm. A bateria vai ser maior, e o ecrã OLED vai ser maior, com margens mais pequenas, e níveis de brilho muito mais elevados.
A RAM continua nos 2GB, e o armazenamento nos 32GB.
O facto de aparecer numa versão maior vai mudar completamente a forma como o mercado olha para este relógio.
Pixel Buds Pro 2
Infelizmente, não tive a oportunidade de testar os Buds Pro do ano passado. Porém, segundo todos os “leaks”, estes earbuds vão aparecer no mercado como rivais às melhores propostas hoje em dia presentes nas prateleiras.
Isto significa drivers maiores, mais bateria, e claro, muito software para ter acesso a uma qualidade de som incrível. Também vamos ter suporte a IA neste produto.
Inteligência Artificial – Gemini
No ano passado, podemos dizer que os Pixel 8 começaram a loucura da IA no mundo dos smartphones. Por isso, como é óbvio, em tom de brincadeira, não é de todo boa ideia fazer o “jogo do shot” no lançamento dos Pixel 9. É provável que vá ficar em coma.
A Google está a preparar muitas surpresas para o Gemini dos Google Pixel 9, que deve incluir a capacidade de inserir pessoas em fotos de grupo, ou possibilidade de receber receitas através de fotos daquilo que tem no frigorífico. É também esperado que todas as funcionalidades já apresentadas subam de nível em 2024.