PodCast: OAB Jovem debate o futuro da advocacia com a inteligência artificial

A Seccional do Distrito Federal Ordem dos Advogados do Brasil(OAB/DF) promoveu mais um episódio do PodCast OAB Jovem. O PodCast, transmitido nesta quarta-feira (21/08), comentou sobre o futuro da advocacia, com foco na inteligência artificial.

O programa contou com a participação de Melissa Vanini, presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OAB-DF, Ulisses Alves, vice-presidente da mesma comissão, João Gabriel Calzavara, diretor Financeiro da OAB Jovem, e Sofia Gomes Matias, vice-presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante.

O episódio do podcast OAB Jovem discutiu como a inteligência artificial (IA) está transformando a advocacia, com a participação de jovens advogados que compartilham suas experiências e conhecimentos sobre o tema.

Os participantes também debateram sobre o uso de IA pode otimizar o tempo e a eficiência na análise de documentos, a personalização da IA para atender às necessidades específicas da prática jurídica, ferramentas de IA que podem analisar documentos extensos e a adoção da IA.

Melissa Vanini enfatizou o papel da IA nos dias atuais. “A inteligência artificial não veio para substituir o advogado, mas para ser um grande aliado. Com o uso de ferramentas como chatbots e análise de dados, podemos automatizar tarefas repetitivas e dedicar mais tempo para atividades estratégicas.”

Ulisses Alves ressaltou a importância da capacitação dos jovens advogados para lidar com as novas tecnologias. “Existem ferramentas que trabalham de maneira ética, mas outras que operam de forma questionável, geralmente com preços mais baixos. Contudo, elas podem servir, por exemplo, como uma checagem dupla, algo que às vezes precisamos. A função dela, como a própria ferramenta da Microsoft, chamada CoPilot, sugere, é ser um copiloto. Ela não é o piloto; nós somos os pilotos.”

Sofia Gomes reforçou que “a IA vem como uma ferramenta para facilitar, permitindo que a gente otimize nosso tempo e gerencie nosso trabalho de forma mais eficiente.”

João Gabriel Calzavara observou a relação da IA com o trabalho humano. “Todos têm medo de serem substituídos pela IA, não só na advocacia, mas em todas as profissões. Acho que a IA nunca substituirá o ser humano por completo, mas é correto dizer que, em algumas atividades, ela pode sim eliminar empregos, especialmente aqueles que envolvem tarefas mais repetitivas.”

Assista ao PodCast completo.

Jornalismo OAB/DF



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima