Assistente Digital Ampliada (ADA) está entre as 10 iniciativas tecnológicas a serem apresentadas no 5º FestLabs
A Assistente Digital Ampliada (ADA), Inteligência Artificial (IA) generativa, desenvolvida exclusivamente por servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), é uma das 10 iniciativas selecionadas para serem apresentadas no 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), que ocorre entre 3 a 5 de setembro, em Belém.
Na ocasião, a juíza auxiliar da Presidência, Louise Santana, mostrará a nova ferramenta do Judiciário acreano, lançada neste mês de agosto, para apoiar magistradas e magistrados no saneamento dos processos, nas transcrições de audiências e na análise de documentos judiciais, conforme Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Submetido pela Assessoria de Inovação e Transformação (INOVA), o projeto visa demonstrar a capacidade de um tribunal de pequeno porte, como a Corte de Justiça do Acre, em desenvolver soluções tecnológicas eficientes às especificidades locais.
Além disso, a pitch – apresentação breve e direita da ferramenta – deve apresentar cada etapa de elaboração da ADA, os desafios encontrados, o método escolhido para desenvolvimento da IA, bem como os meios usados para manter a segurança e a privacidade dos usuários, e também as informações contidas na base de dados do programa.
5º FestLabs
O evento procura fortalecer a cultura da inovação no Judiciário brasileiro, ao promover o intercâmbio de boas práticas e soluções desenvolvidas pelos tribunais de todo o país. A iniciativa deve reunir representantes dos tribunais, principalmente os integrantes dos Laboratórios de Inovação, além de convidadas e convidados de outras instituições públicas. O encontro atende à Resolução n.º 395/2021 do CNJ, que instituí a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

