Por que beneficiários do Cadastro Único se destacam em novos empregos formais? Descubra!

Entenda por que público do Cadastro Único é maioria em novos empregos formais — Agência Gov

Parcerias com empresas promovem inclusão socioeconômica e Regra de Proteção do Bolsa Família garante estabilidade por até dois anos. Ministro Wellington Dias explica

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, é o convidado desta quarta-feira (18/9) do Fala MDS. O tema do mesacast desta semana é a inclusão socioeconômica do público inscrito no Cadastro Único. O titular do MDS detalhou os programas e ações do Governo Federal para que os trabalhadores que recebem benefícios sociais possam ingressar no mercado de trabalho ou empreender.

“No ano passado, o Cadastro Geral de Emprego teve saldo positivo de aproximadamente 1,6 milhão de contratações a mais do que no ano de 2022. E 71% dessas vagas foram ocupadas pelo público do Bolsa Família, do Cadastro Único. A vaga é para qualquer brasileiro, mas quem está indo atrás é o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único”, contou o ministro entusiasmado com os resultados. “Este ano está melhor. Já estamos chegando a 77% das vagas. É dessa forma que a população eleva a renda”, completou.

O titular do MDS explicou que assinar um contrato de trabalho ou empreender não significa que os beneficiários saiam automaticamente do Bolsa Família. “Criamos uma faixa de proteção para quem eleva a renda, mas se não ultrapassou meio salário mínimo de renda per capita, não saiu ainda da pobreza. Essa família recebe o salário, recebe também metade do Bolsa Família”, detalhou Wellington Dias.

Na conversa com a apresentadora Erika Braz, o ministro também apresenta detalhes sobre o Programa Acredita no Primeiro Passo, que oferta linha de crédito com juros bem abaixo do mercado para impulsionar negócios de empreendedores inscritos no Cadastro Único.

Wellington Dias abordou ainda as parcerias que o Governo Federal tem feito com a iniciativa privada, também no âmbito do Acredita, para capacitar e empregar esse mesmo público, visando sempre a “superação da pobreza”, como ele defende.

Fala MDS tem episódio semanais, com exibição inédita sempre às quartas-feiras, às 19h30 no Canal Gov.
Reprises: quinta, às 9h e às 13h; sábado, às 11h30 e às 23h30; domingo, às 9h e às 20h30; segunda, às 19h30 e terça às 9h e às 13h. Os episódios também estão nos perfis do Canal Gov e do MDS no YouTube.

Créditos para a Fonte

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *