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Por que bibliotecas estão recebendo demandas de pesquisas inexistentes de inteligências artificiais? | Page Not Found

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IA da Google tem passado por constantes atualizações AFP

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No início deste mês, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha Internacional (ICRC, na sigla em inglês) publicou um comunicado sobre referências geradas por inteligência artificial. De acordo com a instituição, suas bibliotecas estão sendo sofrendo uma enxurrada de pedidos por livros, artigos e pesquisas que não existem: o material foi totalmente criado por chatbots como ChatGPT, da OpenAi, Gemini, do Google e CoPilot, da Microsoft.

“Se uma referência não pode ser encontrada”, diz o comunicado, “não quer dizer que a ICRC esteja retendo informações. Váarias situações explicam isso, incluindo alucinações geradas pela IA”, completou a nota oficial.

A recomendação oficial é que as pessoas interessadas busquem, primeiro, nos catalógos online, uma vez que cada pedido acaba gerando um esforço desnecessário na busca por algo que não existe.

Em entrevista ao veículo “Scientific American”, Sarah Falls, pesquisadora-chefe de engajamento da Biblioteca da Virginia (EUA), cerca de 15% de todos os pedidos por referência enviados por email já são gerados por ChatGPT, incluindo pesquisas que não existem.



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