Eu discordo que o código gera mais bugs que low code. Trabalho em um ambiente que tem os dois, e o código gera infinitamente menos bugs que o low code, temos muito mais ferramentas pra blindar o código contra bugs do que o low code. Testes automatizados, pipelines, um mundo de literatura sobre arquitetura, e várias libs e frameworks. O low code vc fica preso a plataforma, e pra consertar bug é muito mais difícil e não dá pra previnir.
É importante lembrar que nem sempre quem é DEV vai criar algo no pensamento de dar continuidade ou ter sustentação. As vezes é uma renda extra de 4~5 meses e tchau.
Muito bom Felipe! É isso mesmo, trabalho nesse modelo 1:1 e tenho tido mais resultado financeiro em um curto tempo. Agora a meta é padronizar e escalar!
Cara, me incomoda um pouco falar de microsaas como se fosse uma grande empresa e tal, até pq a "moda" do microsaas surgiu em comunidades de indies hackers, é aquilo q o bruno okamoto falava muito se no fim do mês pagar uma lanche ta bom kkkk, mas ate o bruno vejo nos videos dele que ele ta mudando um pouco o discurso para algo mais voltado para empresas msm acho q a medida que vamos entrando no assunto de saas e micro saas, vamos querendo crescer mais o negocio virar de fato uma empresa. pórem acho q para um iniciante que é dev ou gosta de tech. é super valido começar com um micro saas na loucura msm, sem planejar nada se der certo deu se nao toca pra frente, isso vai dar bagagem para la na frente ele realmente crescer como empresa.
não é que vc esteja errado Felipe, o que eu quero dizer é que iniciar como um indie hacker é valido tbm. agr se vc ja tem bagagem ja sabe sobre mkt e sobre como criar e cuidar de uma empresa, realmente não vale a pena iniciar um micro saas "do nada".
Tentei capturar leads para meu saas e falhei miseravelmente. Fiz tráfego pago durante uma semana no Facebook e google mas não consegui capturar nenhum lead. Onde será que errei? Ainda bem que só fiz a landing page. Agora tô na dúvida se tento de novo ou parto pra outra. Acho que os números já deram a resposta, neh?
Felipe, cheguei ao seu conteúdo pela home do youtube e nem sei exatamente o por que me foi recomendado. Entendi o seu raciocinio e faz todo sentido. Como publicitário, especialista em mídia eu gostaria apenas de pontuar algumas coisas que do ponto de vista do marketing é meio deconexo. Tráfego pago não existe, ou melhor, todo tráfego é pago, mas o nome correto é midia paga. Mídia paga é basicamente anúncio em google, meta, etc. Influenciador também é uma compra de mídia paga, já o viral é mídia "orgânica", isso porque mesmo que você não pagou pra anunciar, mas você precisou investir em edição de vídeo, captura ou até mesmo na licença de um photoshop ou capcut, por isso até SEO é pago, pq a maioria precisa de um similarweb ou um semrush que custa alguns reais pra usar.
Forte abraço e parabéns pelo conteúdo. Ganhou um seguidor 🙂
No final das contas você também precisa vender o seu serviço "Produtizado", ou seja a aquisição também. E pra min o video teve o tom de puxar pra um curso, rsrsrsrs o que todos fazem.
Então em resumo, mas um onde o intuito final é vender seu proprio produto, e não ta errado, so que o clickbait foi pesado rsrs.
80% Marketing, tenho 4 "Saas" feito no wordpress, so vendo plano anual R$997,90. 2600 clientes so esse ano. Comecei a 2 anos e meio com esses projetos, 30% renovam, porem recorrencia so funciona se colocar gente pra dentro direto. Tenho tambem outro Saas feito no laravel, plano anula e semestral, comecei a 2 messes, 180K faturados já.
So consigo esses numeros porque meu marketing e muito forte.
Eu trabalhei como front-end em uma empresa do mercado financeiro bem grande. Eles tinham um equipe de Marketing de mais de 20 profissionais só para fazer o conteúdo online e para manter o negócio funcionando. Essa equipe tinha um estúdio de tv, editores de vídeo, designers e uma estratégia muito bem definida para atrair e fidelizar os clientes. O que mais tinha para fazer lá era mexer com WordPress. Eu praticamente não colocava mão no código, só para coisas muito específicas. Quanto mais rápido um campanha entrava no ar, mais rápido tinha retorno e mais rápido fazia a base de clientes renovar. Aprendi muito sobre Marketing, WordPress e negócios nessa empresa. Se na época tivesse o N8N e IA para bots de atendimento, com certeza a gente iria implementar essas ferramentas lá.
Esses novos coach's de micro saas e alguns micro sucessos que tem números fora da realidade, no final ou querem vender seu "boilerplate" ou querem vender um curso de como ficar rico com micro saas. O rapaz do 50k já está vendendo.
Pra quem quer iniciar a criar micro-saas, não focar 100% na stack e medir o tempo que será preciso até o MVP é o mais importante, é o que eu faço!.
Sempre foco em pouco custo e entrega perto de 100% do que foi proposto, assim, consigo ter uma previsão de faturamento e se vai ser possível sustentar o micro-saas por muito tempo.
Sinceramente, de nada adianta estratégia, planejamento…. Uma ideia sem execução nao vale. E ainda contar com fator sorte/monento….
Mas todo esse planejamento, pode falar por falta de sorte. E outra, não ter medo de falhar….
Tenho empresa a mais de 10 anos, com um unico produto/segmento.
É importante assim como abrir uma padaria, voce precisa no mínimo ter uma ideia de demanda, e buscar o melhor local… Para aumentar as chances de ter sorte 😅.
Agora se voce tem grana, consegue se impor. Ai você usa todas essas estratégias de marketing…
Bacana demais, tenho planejado um produto, mas sempre pensei nisso da parte de prestar serviço primeiro para se situar na regra de negócio do nicho que quer investir esforço. Como eu não tenho muito a arriscar indo trabalhar no nicho. Fui adquirir as habilidades de copyright, um pouco de tráfego para pensar no produto com uma esteira de marketing acoplada, como você disse, da mais trabalho, mas é um caminho mais sólido, porém não garantido.
Neste caso em específico por mais que faça uma boa esteira de aquisição o trade-off é criar um produto que não esteja no fit do mercado, mas isso em qualquer cenário é um risco então da para tolerar.
COMUNIDADE SMARTDEV: https://smartdev.academy/?utm_source=youtube&utm_medium=comments&utm_campaign=return&utm_content=kzi78Pjzyfo
Ola Felipe, dúvida, qual software você utiliza para fazer esses roadmaps?
Eu discordo que o código gera mais bugs que low code. Trabalho em um ambiente que tem os dois, e o código gera infinitamente menos bugs que o low code, temos muito mais ferramentas pra blindar o código contra bugs do que o low code. Testes automatizados, pipelines, um mundo de literatura sobre arquitetura, e várias libs e frameworks. O low code vc fica preso a plataforma, e pra consertar bug é muito mais difícil e não dá pra previnir.
É importante lembrar que nem sempre quem é DEV vai criar algo no pensamento de dar continuidade ou ter sustentação. As vezes é uma renda extra de 4~5 meses e tchau.
Muito bom Felipe! É isso mesmo, trabalho nesse modelo 1:1 e tenho tido mais resultado financeiro em um curto tempo. Agora a meta é padronizar e escalar!
Vim pelo mano deyvin!
Cara, me incomoda um pouco falar de microsaas como se fosse uma grande empresa e tal, até pq a "moda" do microsaas surgiu em comunidades de indies hackers, é aquilo q o bruno okamoto falava muito se no fim do mês pagar uma lanche ta bom kkkk, mas ate o bruno vejo nos videos dele que ele ta mudando um pouco o discurso para algo mais voltado para empresas msm acho q a medida que vamos entrando no assunto de saas e micro saas, vamos querendo crescer mais o negocio virar de fato uma empresa. pórem acho q para um iniciante que é dev ou gosta de tech. é super valido começar com um micro saas na loucura msm, sem planejar nada se der certo deu se nao toca pra frente, isso vai dar bagagem para la na frente ele realmente crescer como empresa.
não é que vc esteja errado Felipe, o que eu quero dizer é que iniciar como um indie hacker é valido tbm. agr se vc ja tem bagagem ja sabe sobre mkt e sobre como criar e cuidar de uma empresa, realmente não vale a pena iniciar um micro saas "do nada".
Muito bom!
Parabéns…muito bom 👍
porque ele cancelou o dev samurai ????
Cara que vídeo sensacional.
Vídeo excelente. Parabéns.
Ótimo vídeo!
Deixei o like no vídeo pra ajudar a acordar mais gente!
Micro-SaaS é uma "Eu-presa" então o cara tem que fazer tudo mesmo. Inclusive o Mkt.
No vídeo vc falou alguns termos técnicos que se aplica no SaaS(Netflix, etc) mas não se aplica ao Micro-SaaS.
Tem uns comentários pra cima e pra baixo que valem a pena ler.
Micro-SaaS vale a pena. Mas tem que fazer direito… Focar em todas as Áreas que um empresa tem/precisa.
Vai dar certo, faça dar certo e pronto.
Tentei capturar leads para meu saas e falhei miseravelmente. Fiz tráfego pago durante uma semana no Facebook e google mas não consegui capturar nenhum lead. Onde será que errei? Ainda bem que só fiz a landing page. Agora tô na dúvida se tento de novo ou parto pra outra. Acho que os números já deram a resposta, neh?
Fala Felipe, tranquilo? Qual app utiliza para esses mapas mentais?
Muito bom Professor!
Qual a ementa do curso?
Que título deselegante! Melhor usar um tom educado.
Excelente video, muito necessário. Tirei bons insights também, obrigado.
Felipe, cheguei ao seu conteúdo pela home do youtube e nem sei exatamente o por que me foi recomendado. Entendi o seu raciocinio e faz todo sentido. Como publicitário, especialista em mídia eu gostaria apenas de pontuar algumas coisas que do ponto de vista do marketing é meio deconexo.
Tráfego pago não existe, ou melhor, todo tráfego é pago, mas o nome correto é midia paga.
Mídia paga é basicamente anúncio em google, meta, etc.
Influenciador também é uma compra de mídia paga, já o viral é mídia "orgânica", isso porque mesmo que você não pagou pra anunciar, mas você precisou investir em edição de vídeo, captura ou até mesmo na licença de um photoshop ou capcut, por isso até SEO é pago, pq a maioria precisa de um similarweb ou um semrush que custa alguns reais pra usar.
Forte abraço e parabéns pelo conteúdo. Ganhou um seguidor 🙂
Muito interessante essa sua perspectiva.
No final das contas você também precisa vender o seu serviço "Produtizado", ou seja a aquisição também. E pra min o video teve o tom de puxar pra um curso, rsrsrsrs o que todos fazem.
Então em resumo, mas um onde o intuito final é vender seu proprio produto, e não ta errado, so que o clickbait foi pesado rsrs.
80% Marketing, tenho 4 "Saas" feito no wordpress, so vendo plano anual R$997,90. 2600 clientes so esse ano. Comecei a 2 anos e meio com esses projetos, 30% renovam, porem recorrencia so funciona se colocar gente pra dentro direto.
Tenho tambem outro Saas feito no laravel, plano anula e semestral, comecei a 2 messes, 180K faturados já.
So consigo esses numeros porque meu marketing e muito forte.
Gosteiiiii
Eu trabalhei como front-end em uma empresa do mercado financeiro bem grande. Eles tinham um equipe de Marketing de mais de 20 profissionais só para fazer o conteúdo online e para manter o negócio funcionando. Essa equipe tinha um estúdio de tv, editores de vídeo, designers e uma estratégia muito bem definida para atrair e fidelizar os clientes.
O que mais tinha para fazer lá era mexer com WordPress. Eu praticamente não colocava mão no código, só para coisas muito específicas. Quanto mais rápido um campanha entrava no ar, mais rápido tinha retorno e mais rápido fazia a base de clientes renovar. Aprendi muito sobre Marketing, WordPress e negócios nessa empresa. Se na época tivesse o N8N e IA para bots de atendimento, com certeza a gente iria implementar essas ferramentas lá.
Você vê se o DEV é raiz pela cargaça.
Olha as olheiras desse DEV.
Esses novos coach's de micro saas e alguns micro sucessos que tem números fora da realidade, no final ou querem vender seu "boilerplate" ou querem vender um curso de como ficar rico com micro saas. O rapaz do 50k já está vendendo.
Micro-SaaS é difícil demais. É uma empresa como qualquer outra de tecnologia, precisa de mkt. Vendas. Cs. Contabilidade. Governança. Etc
A galera acha que é só jogar um produto no ar que vai vingar, mas o segredo tá sempre no processo de validação. Parabéns pelo vídeo irmão
Pra quem quer iniciar a criar micro-saas, não focar 100% na stack e medir o tempo que será preciso até o MVP é o mais importante, é o que eu faço!.
Sempre foco em pouco custo e entrega perto de 100% do que foi proposto, assim, consigo ter uma previsão de faturamento e se vai ser possível sustentar o micro-saas por muito tempo.
Sinceramente, de nada adianta estratégia, planejamento…. Uma ideia sem execução nao vale. E ainda contar com fator sorte/monento….
Mas todo esse planejamento, pode falar por falta de sorte. E outra, não ter medo de falhar….
Tenho empresa a mais de 10 anos, com um unico produto/segmento.
É importante assim como abrir uma padaria, voce precisa no mínimo ter uma ideia de demanda, e buscar o melhor local… Para aumentar as chances de ter sorte 😅.
Agora se voce tem grana, consegue se impor. Ai você usa todas essas estratégias de marketing…
Bacana demais, tenho planejado um produto, mas sempre pensei nisso da parte de prestar serviço primeiro para se situar na regra de negócio do nicho que quer investir esforço. Como eu não tenho muito a arriscar indo trabalhar no nicho. Fui adquirir as habilidades de copyright, um pouco de tráfego para pensar no produto com uma esteira de marketing acoplada, como você disse, da mais trabalho, mas é um caminho mais sólido, porém não garantido.
Neste caso em específico por mais que faça uma boa esteira de aquisição o trade-off é criar um produto que não esteja no fit do mercado, mas isso em qualquer cenário é um risco então da para tolerar.
Eu não dou 5 dias pra varias pessoas copiarem ele e o projeto dele morrer.
Projetos tão simples assim não dura
Esse modelo negócio é o muito mais trabalhoso do que produzir um infoproduto educacional e a obsolescência costuma ser mais rápida
O problema nunca foi programação… o marketing é a alma do negócio!
Gostei desse modelo.
Concordo com tudo o que foi dito. Programar nem é tão difícil assim. Vender sim, é uma arte.
Que dicas, vou usar pro meu MICRO-SAAS, isso vai me ajudar muito, parabéns pelo conteúdo