Pular para o conteúdo

Por que o Bayern de Munique proibiu seus funcionários de utilizarem o ChatGPT?

Banner Aleatório

Banner Aleatório

O Bayern de Munique desenvolveu e passou a utilizar uma plataforma interna de Inteligência Artificial (IA), ao mesmo tempo em que proibiu seus funcionários de recorrerem a ferramentas externas, como o “ChatGPT”, para atividades de trabalho.

A medida foi detalhada por Thomas Ehemann, Diretor de Experiência Digital do Torcedor, durante a feira esportiva ISPO, em Munique. Segundo ele, a decisão tem dois pilares: incentivar o uso da solução própria do clube e reforçar a proteção de dados.

— Decidimos bloquear o acesso a várias plataformas de IA para os nossos colaboradores, como o ChatGPT. Desta forma, incentivamos a utilização da nossa própria plataforma — explicou.

Ehemann destacou ainda que a segurança foi determinante para a criação do sistema interno. “Além disso, tudo funciona em uma nuvem privada”, afirmou, reforçando que o ambiente fechado garante a proteção das informações sensíveis e preserva fluxos internos específicos.

A nova plataforma já está integrada a diferentes setores do clube, incluindo o departamento jurídico e os serviços de atendimento aos torcedores. Hoje, cerca de 300 colaboradores — aproximadamente um terço de todo o quadro — utilizam a ferramenta no dia a dia.

Questionado sobre como os funcionários receberam a proibição ao ChatGPT, Ehemann admitiu ter se surpreendido com o nível de aceitação. “Achávamos que haveria mais resistência, mas não foi o caso. Os colaboradores estão satisfeitos por contar com uma solução simples e flexível”.

O que é IA e como ela está inserida no futebol?

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da tecnologia que busca criar sistemas capazes de executar tarefas que normalmente exigiriam raciocínio humano — como analisar dados, reconhecer padrões, aprender com experiências anteriores e tomar decisões. Esses sistemas podem atuar em áreas variadas, desde recomendações de conteúdo em plataformas digitais até diagnósticos médicos e automação de processos em empresas.

No futebol, a IA já faz parte do dia a dia dos clubes, apoiando desde a análise de desempenho e prevenção de lesões, como já ocorre no Real Madrid, por exemplo, até o engajamento com torcedores. Algoritmos ajudam a identificar padrões de jogo, projetar cargas de treino e personalizar experiências digitais, tornando processos mais rápidos, precisos e integrados dentro das estruturas esportivas.

– – Continua após o recado – –

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Temporada do Bayern de Munique até o momento

Kompany, técnico do Bayern
Kompany, técnico do Bayern (Foto: Imago)

O Bayern de Munique faz um 2025/25 quase que impecável até aqui. A equipe comandada por Vincent Kompany lidera a Bundesliga com incríveis 34 pontos em 12 rodadas disputadas — 11 vitórias e um empate.

Na Champions League, os bávaros ocupam a terceira colocação e também fazem excelente campanha. Em cinco rodadas, são quatro triunfos e uma derrota — justamente para o líder Arsenal.

Já na Copa da Alemanha, o Gigante da Baviera segue vivo após vitória na última quarta-feira (3) — bateu o Union Berlin por 3 a 2 e garantiu vaga nas quartas de final.

Próximos jogos do Bayern de Munique:

  • Stuttgart x Bayern — Bundesliga — sábado, 6 de dezembro, às 11h30
  • Bayern x Sporting — Champions League — terça-feira, 9 de dezembro, às 14h45
  • Bayern x Mainz 05 — Bundesliga — domingo, 14 de dezembro, às 13h30



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *