O Bitcoin está atrasado em relação ao ouro? Especialistas apontam para um possível “mercado baixista discreto” da criptomoeda em comparação com o ativo tradicional. Descubra as razões por trás dessa dinâmica.


Bitcoin não recuperará o ouro ?
Segundo Peter Schiff, um crítico de longa data do Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo teria entrado em um “mercado de baixa discreto” em relação ao ouro. Schiff observou que 1 BTC agora está sendo negociado por 27,7 onças de ouro, em comparação com 36,3 onças em seu pico em 2021, uma queda de 24% em valor em ouro.
“Um Bitcoin agora compra 27,7 onças de ouro. Em seu pico em 2021, um Bitcoin comprava 36,3. Em termos de ouro, o preço do Bitcoin caiu 24%. Então, o Bitcoin tem atravessado um mercado de baixa discreto nos últimos três anos e meio.”
No entanto, alguns analistas rapidamente apontaram que o período de tempo escolhido por Schiff era seletivo para sustentar sua tese. É verdade que em uma janela de 10 anos, o Bitcoin superou o ouro em mais de 12.000%. Mas nos últimos dois anos, o BTC subiu 200% em relação ao ouro.
Em 2025, o BTC, no entanto, perdeu 32% de seu valor em relação ao ouro, caindo de 41 para 28 no gráfico BTC/ouro. Em outras palavras, o ouro mostrou ser um melhor refúgio no início de 2025, especialmente depois que a criptomoeda apagou os ganhos do “Trump pump”, enquanto o ouro atingia uma nova alta em 3.000 $.
O atrativo institucional do ouro
O interesse institucional pelo ouro, em comparação com o BTC, é claramente visível. De acordo com os dados mais recentes, a capitalização dos ETF de ouro superou o tamanho coletivo dos ETF de BTC à vista nos Estados Unidos. O analista da Bloomberg, Eric Balchunas, atribuiu esse “retorno” ao aumento de 12% do ouro em 2025.
“O Império Contra-Ataca: os ETF de ouro retomaram a liderança dos ativos nos ETF Bitcoin, graças ao seu ganho de 12% este ano.”
No entanto, Balchunas está convencido de que os ETF de BTC ultrapassarão em três vezes o tamanho dos ETF de ouro a longo prazo, sugerindo um potencial de valorização maior para o Bitcoin em relação ao ouro.
“Apesar desta vitória legítima para o ouro, ainda acredito que os ETF de BTC irão crescer para triplicar os do ouro. Mas como tenho afirmado repetidamente, não será um caminho linear, mas sim dois passos adiante, um passo atrás.”
Embora o Bitcoin tenha passado por um período de baixo desempenho em relação ao ouro nos últimos anos, muitos analistas permanecem otimistas sobre seu potencial a longo prazo. Com a crescente institucionalização da criptomoeda, é possível que o BTC volte a ter a vantagem em um futuro próximo. No entanto, os investidores devem permanecer vigilantes diante da volatilidade e das incertezas do mercado.
Sobre o mesmo assunto :