Pular para o conteúdo

Por Que O N8N É Uma M* (E Por Que Ainda Uso)

Banner Aleatório



Créditos para a Autotic
#Por #N8N #Uma #Por #Ainda #Uso

17 Comment on this post

  1. Regra básica pra vida, se aquele negócio simples supre totalmente o seu uso, pq caralhos vc vai usar algo muito mais complexo?
    Fazer um over engineering esperando um futuro que pode nunca acontecer?
    Vale a pena esse investimento a mais? A solução simples esta no limite?
    Se a resposta for não, fica com a solução simples mesmo, agora se ela tá no limite (ou próximo dele) vale a pena dar uma olhada.

  2. Show! É exatamente isso. Trabalho com automação desde muito antes da popularização da inteligência artificial e das ferramentas low-code. Sempre utilizei C# e Python para desenvolver automações de processos jurídicos, automações de mainframe para bancos, automações assistidas com OCR, entre outros.

    Hoje, continuo usando linguagens de programação para criar automações e APIs personalizadas para clientes que precisam de soluções mais robustas dentro de seus próprios ambientes. Por exemplo: não consigo integrar o n8n diretamente com sistemas como Siebel ou CNP — CRMs muito utilizados em bancos e empresas de telefonia. Nesses casos, utilizo C# ou Python para garantir uma integração sólida.

    Por outro lado, quando o foco é criar agentes de atendimento, funis de vendas ou automações mais voltadas para o marketing e operação, prefiro usar o n8n, principalmente pela agilidade no desenvolvimento. Claro que ele não é tão eficiente quanto uma solução 100% personalizada. O ideal mesmo é construir uma estrutura robusta desde o início, mas isso exige mais tempo e planejamento.

  3. Parabéns pelo vídeo, na minha opinião o grande problema do N8N é que ele não foi feito para trabalhar com IA. Seria perfeito se tivesse o LangChain por trás, mas infelizmente não tem e ninguém fala sobre isso. Para trabalhos que envolvam agentes de IA, passarei a usar o LangGraph em Python. Já para automações tradicionais, sem dúvidas continuarei usando o N8N

  4. Excelente explanação mestre!

    Pensei muito antes de iniciar os estudos em N8N por já ter ouvido, da boca de cientistas de dados, sobre o teto da ferramenta.

    Acredito que pra quem está começando é a melhor porta de entrada, pois vai proporcionar um entendimento mais fluido da lógica e estrutura das automações.

    Quando a base já estiver forrada na sua mente, aprofunde-se com python, Machine Learning, Data Science e etc.

  5. Esse vídeo é ouro que ninguém fala! Tempo é o principal ativo que temos. Não há um bom custo benefício se você demora décadas para aprender algo. O que aprendi é que o cliente quer solução, ele não está preocupado com ferramentas, linguagens e etc. Quanto mais rápido você solucionar um problema do cliente, mais rápido você recebe e mais rápido parte pra outro!

    A comunidade do Felipe foi o melhor investimento que fiz ano passado!

  6. Mesmo com a possibilidade de desbloquear certas restrições e "travas" do n8n em self-hosting via docker com acesso root e flags de permissões especiais, o teto do n8n permenece o mesmo ou há a possibilidade de subir alguns degraus?

  7. Parabéns, irmão…
    Experiência DE VIDA é tudo.
    E experiência de VIDA vem com a IDADE, e APENAS com a IDADE.
    A galera mais jovem ainda não entendeu que é necessário entender que não existe almoço grátis, que o tempo é o ativo mais valioso da vida e que não existe solução "one size fits all"!
    Parabéns, novamente!

  8. "não tanto pra esquerda , não tanto pra direita, o radicalismo nunca deu certo em nada nessa vida nesse mundo". Senti uma politização em assunto técnico… perceba a neutralidade da afirmação. Com a neutralidade os radicais poderão continuamente crescer com seus abusos.

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *