Pular para o conteúdo

Porque a #bolhadev odeia No-Code e Low-Code? – #021 – Renato Asse

Banner Aleatório



Créditos para Léo Andrade
#Porque #bolhadev #odeia #NoCode #LowCode #Renato #Asse

32 Comment on this post

  1. Excelente vídeo. Simplesmente racional e facinante deixando realidades: o tradicional, No e ou Low.
    Assití, duas vezes e não me canssei. Vou compartilhar na minha rede. Obg. Amigos.

  2. Porque odiar lowcode e noCode? Simples…
    Ego e sentimento de desvalorização da habilidade técnica…
    Devs, leiam com atenção o Mito o da Caverna! Venham para luz para não morrer na escuridão.
    Excelente conversa pessoal.

  3. Amei tudo que foi dito. Comecei a pós em programação ano passado, sei q tem pouco tempo, e falta mt ainda para eu aprender, mas uma coisa que concordo com vcs, q o low code e now code veio pra facilitar a vida do programador. Tudo se renova, e mudanças veem para ajudar e melhora. É quebra a barreira e abrir a mente. Esse pessoal precisar ABRIR A MENTE!

  4. Confesse que até o ano passado (2023), eu tinha um pré conceito de Low / No Code. Apesar de que no passado, ter programado quase uma década em Delphi. Só que com o passar do tempo fui contaminado, pelo modismo das sopas de letrinhas. E hoje JAN/24, confesso que foi a melhor coisa que fiz ter entrado com os dois pés em NOCode. Agora tenho mais vida e mais ciencia de que o cliente não quer código ele quer entregável.

  5. Bem, em minha visão acho que vale mais a pena aprender os dois, dependendo o tempo claro, com flutterflow temos integração com supabase (voce não sabera como ele funciona) porem temos o vue/react/angular que podem usar a SDK do supabase, então nunca é conhecimento jogado fora. Porém low code é para quem quer o produto rapido, ou um SAAS, coisa que hoje em dia já esta lotado de SAAS repetidos e empresas que oferecem sempre o mesmo produto.

  6. Como alguém da #bolhadev eu posso dizer: a gente não odeia, o que a bolha dev odeia é ocultar o real público alvo das plataformas: DBA, um cenário básico:

    – Você tem um usuário, como todo usuário tem login, senha, nome e etc…
    – Você tem obviamente clientes e os clientes tem seus campos, nome, CPF…
    – Você tem também os fornecedores, que também tem seus campos, nome, telefone empresarial, CNPJ, o que fornece…

    Acho que deu pra entender, um problema simples e básico de modelagem, como combinar usuário, fornecedor e cliente em qualquer combinação possível? São 3! combinações algo trivial, esse é o ponto básico de qualquer aplicação e no code, low code ajuda em nada a resolver isso da melhor forma, isso gera frustração, a pessoa investe dinheiro, energia e principalmente tempo para se frustrar com coisas simples assim, pra resumir é isso que a #bolhadev tem contra no e lowcode, o mesmo que tem contra cursos de aprenda programar em 6 meses e ganhe 6 mil/mês:

    Uma promessa que vai frustrar a pessoa e fazer ela perder algo irrecuperável: tempo, afinal com essas plataformas não se cria a aplicação, se cria a interface para interagir com um banco de dados, já o banco em si tem literalmente uma profissão com anos de estudo pra ser minimamente eficiente: DBA

  7. Aprendi Salesforce (APEX…), sou desenvolvedor a mais de 40 anos (😵), a impressão que tive foi de que "usaram isso pra fazer um CRM", pois na verdade eu a encaro como Low-Code (os caras inventaram e aí foram atrás de "um ponto de partida" para enfiar "isso" no mercado…). Aí… CRM.
    Mas com a mesma "tecnologia" dá pra fazer qualquer coisa (ERP, Contabil, Estoque, Faturamento, etc…)… embora eu ache que eles não "pensar por aí".

  8. Vídeo de dois caras que não tem pré conceito com tecnologias e que dão opiniões realistas do mercado e não uma opinião baseada em defesa sobre a sua tecnologia de código 😅

  9. Akita é um dos influencers mais arrogantes que já vi até hoje na internet. Pelo fato de conhecer muito hoje de outsystems e código eu pude ver muita merda sendo falada e isso me fez dar unfollow

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *