Google na quarta-feira como parte de seu evento Made by Google ’24 apresentou, entre outras coisas, quatro novos telefones da série Pixel 9. Além de equipamentos de primeira linha, eles também possuem um gadget exclusivo chamado Pixel Screenshots. O que é e como funciona?
Pixel Screenshots é um novo aplicativo (infelizmente) exclusivo da série Pixel 9 que basicamente funciona em conjunto com o aplicativo de galeria e rastreia suas capturas de tela de forma inteligente para que você possa encontrá-las mais tarde. Ouvimos falar das capturas de tela do Pixel no final de julho, mas na época não estava claro exatamente o que o recurso faria e que acabaria sendo um aplicativo independente. Como parte de sua apresentação durante o evento Made by Google de quarta-feira ‚24 Gigante Americano lançou oficialmente o aplicativo, descrevendo-o como uma ferramenta que permite “armazenar, organizar e recuperar tudo o que você precisa”. Funciona de forma semelhante ao recurso Recall da Microsoft.
Para proteger a privacidade, o Google afirma que o aplicativo e suas análises são executadas inteiramente no dispositivo, graças à IA do Gemini Nano. Isso significa que suas capturas de tela nunca sairão do seu dispositivo e acabarão na nuvem do Google.
Digamos que você encontre online um suéter de que realmente goste, mas não queira comprá-lo até o inverno chegar. Você poderá fazer uma captura de tela e o aplicativo Pixel Screenshots irá analisá-lo para encontrá-lo mais tarde. Você então tem a opção de adicioná-lo a uma coleção específica dentro do aplicativo, como ‘Comprar’, adicionar lembretes ou alertas de calendário ou deixá-lo como está para que possa pesquisá-lo mais tarde usando uma linguagem sensível ao contexto.
O inverno chegou e você finalmente está pronto para comprar um suéter. Agora basta digitar “suéter” no mecanismo de busca Pixel Screenshots e a captura de tela correspondente “aparecerá” e será exibida em forma de conversação informace disponível nele. Isso pode incluir o tamanho do suéter, seu preço e muito mais informace, junto com um link para o site onde você o encontrou originalmente.
O aplicativo Pixel Screenshots é exclusivo da série Pixel 9 no momento e não se sabe se o Google planeja disponibilizá-lo em Pixels mais antigos ou em outras marcas de telefones no futuro. Desde o ano passado, o Pixel 8 estreou com o recurso Circle to Search, que chegou ao carro-chefe alguns meses depois Galaxy S24, há uma certa chance de que um dia o aplicativo “pouse” nos telefones Samsung. No entanto, algo nos diz que dada a palavra Pixel no nome do aplicativo, talvez nunca o vejamos.