Pular para o conteúdo

Prefeito anuncia contratação de 100 especialistas em educação especial

Banner Aleatório

O prefeito Coronel Fábio Candido anunciou, na manhã deste sábado, 16 de agosto, a contratação de 100 educadores com formação específica para o atendimento de alunos com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). O anúncio ocorreu durante o 4º Encontro com Autismo – Conhecimento Compartilhado, Conhecimento Ampliado, promovido pela Associação Borboleta Atípica, no Teatro Paulo Moura.

Banner Aleatório
Encontro com Autismo (4).jpg

Com as novas contratações, o número de professores da rede municipal especializados no atendimento a estudantes com TEA vai saltar de 48, em dezembro do ano passado, para 160. Esse total inclui ainda outras 12 contratações realizadas ao longo de 2025.

Segundo dados da Secretaria de Educação, a rede municipal de Rio Preto atende atualmente 1.850 alunos com diagnóstico de TEA. “Ainda não é o número ideal, mas passaremos a ter o triplo de profissionais em comparação ao final do ano passado. Isso garante pelo menos um especialista em cada unidade escolar da cidade. Vamos continuar avançando até chegar ao número ideal”, afirmou o prefeito.

O prefeito destacou que a ampliação é fruto de planejamento e observação criteriosa de uma demanda crescente. “Só neste ano, já houve aumento de 47% no número de crianças com laudo inseridas na rede municipal. É um movimento que exige respostas rápidas e consistentes do poder público”, disse.

Projeto para mães atípicas

Durante o encontro, o prefeito também anunciou a implantação de um novo programa, que será desenvolvido pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, para oferecer apoio e qualificação às mães atípicas — aquelas com filhos que apresentam alguma deficiência ou transtornos do desenvolvimento, como o autismo.

“É uma política pública que aprendemos com o governo do Estado de São Paulo e que vamos adaptar para Rio Preto. A ideia é oferecer uma bolsa mensal e cursos de capacitação, permitindo que essas mães possam desenvolver atividades profissionais compatíveis com suas realidades”, explicou Coronel Fábio.

Segundo ele, a iniciativa também representa uma forma de inclusão e dignidade. “Muitas mães precisam abrir mão do trabalho formal para acompanhar o atendimento de seus filhos. Esse projeto dá a elas uma oportunidade de renda e de valorização pessoal.”

O evento

O 4º Encontro com Autismo reúne, neste sábado, aproximadamente 600 pessoas no Teatro Paulo Moura, entre pais, professores, profissionais da saúde e da educação. Com o tema Conhecimento Compartilhado, Conhecimento Ampliado, a programação oferece palestras, debates e atividades ao longo de todo o dia, abordando desde desafios sensoriais na infância até questões relacionadas à adolescência e à vida adulta das pessoas com TEA.

Para o prefeito, a iniciativa da Associação Borboleta Atípica reforça a importância da união entre sociedade civil e poder público. “Eventos como este ajudam a construir políticas públicas mais eficazes, ao trazer conhecimento técnico e experiências de vida. É um aprendizado mútuo, que amplia nosso olhar sobre a causa do autismo”, disse.

Entre os participantes estiveram a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joseane Candido; as secretárias Sandra Reis (Assistência Social e interina da Habitação), Rosicler Quartieri (Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial) e o secretário de Cultura, Robson Vicente.

Encontro com Autismo (1).jpgEncontro com Autismo (2).jpgEncontro com Autismo (3).jpgEncontro com Autismo (5).jpg

Créditos para Fonte

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *