Publicado em 19 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com as Secretarias de Administração e Defesa Civil, implantou o Plano Verão 2025/2026 nas áreas conhecidas como Balneário Rio Verde e Rio da Vaca, com o objetivo de organizar o uso dos espaços, garantir a segurança dos frequentadores e preservar o meio ambiente.
As áreas do Rio Verde localizadas em propriedades da empresa Suzano Papel & Celulose haviam sido fechadas em 2023. Em agosto deste ano, o prefeito João Fadel Filho assinou um Termo de Cooperação Técnica com a empresa, possibilitando a retomada controlada do uso de parte desses locais. Como resultado inicial do acordo, serão liberados os atrativos conhecidos como Bico do Corvo e Passador.
Para orientar e organizar a visitação, a Prefeitura disponibilizará uma equipe contratada de monitoria, que atuará no controle e na conscientização dos usuários quanto às regras de uso do espaço, como a proibição de jogar lixo, trafegar em alta velocidade nas estradas, fazer churrasco, acender fogueiras, caçar, pescar, promover brigas ou qualquer prática que coloque em risco as pessoas e o meio ambiente.
Além da equipe de monitoria, o município instalará tendas e banheiros químicos em três pontos estratégicos, evitando que os frequentadores realizem necessidades fisiológicas na mata ou descartem fraldas e resíduos no leito do rio.
O acordo firmado com a Suzano prevê ainda a apresentação, em março de 2026, de um relatório sobre o comportamento dos banhistas durante a temporada. De acordo com os resultados, as áreas poderão ter a utilização ampliada ou, se necessário, serem novamente fechadas.
As demais áreas do Rio Verde seguem em estudos técnicos ambientais e de gestão, visando uma possível liberação organizada para o verão de 2026.
A segurança contará com rondas regulares da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Grupamento Ambiental – GEPAR, além do apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que estarão de sobreaviso para quaisquer eventualidades. O monitoramento também será reforçado com uma torre equipada com tecnologia de Inteligência Artificial, capaz de realizar identificação facial e leitura de placas de veículos nas áreas.
Para o secretário municipal de Turismo, Edilson Moraes, o Plano Verão 2025/2026 marca um novo momento para o turismo local. “Estamos trabalhando para que as pessoas possam voltar a aproveitar o Rio Verde e o Rio da Vaca com segurança e organização. Queremos oferecer uma experiência positiva para as famílias, cuidando da natureza e garantindo que esses espaços continuem sendo um patrimônio de Itararé para as próximas gerações”, destacou.

