Procurando emprego com IA: 4 técnicas que testamos e como elas funcionaram

Com demissões desenfreadas nos EUA, conseguir um novo emprego é um esporte competitivo. Também consome muito tempo rolar por dezenas de listas de empregos, escolher quais são realmente relevantes para você, criar uma carta de apresentação individual para cada uma e garantir que sua inscrição se destaque.

Entra em cena a inteligência artificial. Embora ela possa não ser capaz de equilibrar um orçamento ainda ou de apresentar as melhores ideias criativas, ela é muito eficaz em resumir informações e dar sugestões lógicas (na maioria das vezes).

Aviso superimportante antes de começar a usar IA: por favor, verifique três vezes todos os detalhes que a IA lhe dá, mesmo quando tudo o que você pediu para ela fazer foi resumir suas realizações. Ferramentas de IA são conhecidas por alucinar — ou seja, responder confiantemente a você com detalhes inventados — então você pode querer ter certeza de que não está mentindo involuntariamente em sua candidatura a emprego.

Você também não quer colocar informações confidenciais ou de identificação pessoal em um chatbot, só para o caso de ocorrer uma violação de dados.

Com isso em mente, veja como você pode usar ferramentas de IA na sua busca pelo emprego dos sonhos (ou qualquer emprego).

Escrevendo seu currículo: ChatGPT

Primeiro, antes de começar a procurar um emprego, é preciso atualizar e polir seu currículo. Nós testamos usando o ChatGPT, que você pode usar gratuitamente ou pagar US$ 20 por mês para obter recursos adicionais, como acesso prioritário e os modelos mais recentes.

Abra o chatbot e peça para ele criar um currículo usando informações como seus objetivos de carreira, experiência de trabalho, educação, habilidades, certificações, prêmios, idiomas, hobbies e esforços de voluntariado.

Aqui vai uma ideia rápida: “Crie um currículo para mim usando:

  • Meu resumo profissional [paste]
  • Minha experiência profissional: [paste]
  • Minha educação: [paste]
  • Minha lista de habilidades: [paste]”

Lembre-se de não inserir informações pessoais no ChatGPT, então adicione seu nome completo e detalhes de contato depois, quando copiar e colar em um documento do Google ou Word para finalizar.

E mais uma dica: você pode enviar o produto final de volta ao ChatGPT e pedir uma pequena lista de sugestões sobre como melhorar seu currículo.

Confira todas as dicas da CNET sobre como criar um currículo usando o ChatGPT.

Projetando visualmente seu currículo: Figma AI

Quando estiver satisfeito com o texto do seu currículo, você pode considerar um currículo visualmente atraente que o ajudará a se destacar da multidão.

O recurso de design visual do zero do Figma, que eventualmente permitirá que você insira um prompt de texto para que ele possa gerar um design totalmente novo, está temporariamente inativo. Então, por enquanto, você precisará de um modelo online, um design visual existente que você fez no passado ou criar um design do zero usando outra ferramenta de IA generativa como Midjourney, Dall-E 3 ou Adobe Firefly.

Em seguida, conecte o design ao Figma AI para atualizá-lo com ferramentas como:

  • Transformar um currículo estático em um interativo, se você quiser um currículo on-line que tenha movimento.
  • Separar seus designs em camadas para que você possa trocá-los facilmente, dependendo do tema ou trabalho que você está realizando.
  • Gerando conteúdo e títulos no seu mockup de design.
  • Removendo e substituindo fundos instantaneamente.

Aqui estão todas as dicas da CNET sobre como usar o Figma AI para criar um currículo.

Busca de emprego mais rápida e eficaz com IA

Uma maneira útil de usar a IA é pedir para ela gerar ideias de trabalho para você. Você pode querer uma versão do ChatGPT que tenha acesso à internet — como o ChatGPT Plus de US$ 20 por mês — para que ele tenha informações atualizadas, mas você também pode usar a versão gratuita.

Então, alimente-o com seus objetivos de carreira e experiência e, idealmente, o que você está procurando em seguida. Peça para ele lhe dar algumas sugestões de cargos, tipos de empresa e caminhos de carreira que se alinham com eles.

Depois que ele lhe der uma lista de empregos para os quais você pode ser adequado, você pode pedir para ele sugerir quais empresas contatar. Lembre-se de incluir a região em que você trabalha e se você prefere trabalho remoto ou híbrido. Uma maneira de obter resultados que não sejam apenas as cinco grandes empresas genéricas do seu setor é pedir ao ChatGPT para fornecer uma lista de 20 empresas de médio porte ou menos conhecidas nas quais seria mais fácil conseguir um emprego.

Por fim, peça ajuda para escrever uma mensagem curta para os recrutadores. Fazer isso pode eliminar a necessidade de ser um dos 1.000 candidatos para a mesma vaga de emprego.

Aqui estão todas as dicas da CNET para encontrar o emprego dos seus sonhos usando o ChatGPT.

Produzindo essas cartas de apresentação

Um dos maiores pontos problemáticos na candidatura a empregos é quando cada candidatura quer uma carta de apresentação individual e personalizada. Se sua criatividade está acabando em como fazer isso para cada lista de empregos que você encontrar, aqui está como usar a IA para ajudar você.

Você precisará de uma conta no ChatGPT, bem como do anúncio de emprego e do seu novo currículo. Pergunte a ele: “Escreva uma carta de apresentação para a função de __ na equipe __ em [company name]. Aqui está a descrição do trabalho [paste from the job ad] e aqui está meu currículo [paste your resume in].

Novamente, certifique-se de que ele tenha todos os seus detalhes corretos. Você pode pedir para ele manter um limite de palavras ou destacar certas coisas do seu currículo que combinem com o anúncio de emprego — e até mesmo escrever de uma forma mais formal ou casual, dependendo da empresa para a qual você está se candidatando.

Cole a carta de apresentação resultante em um documento, faça os ajustes finais e pronto: uma carta de apresentação para uma vaga individual.

Aqui estão todas as dicas da CNET sobre como usar o ChatGPT para escrever uma carta de apresentação.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima