
Professor fala dos avanços da Inteligência Artificial na medicina
Reprodução/Band
O professor Ricardo Cavallini, da Singularity University e autor de sete livros sobre Inteligência Artificial, falou no programa Canal Livre, que vai ao ar na noite deste domingo (1º), sobre os avanços da Ia na medicina.
“Os impactos positivos são tremendo, desde criação de novos medicamentos, por exemplo, a proteína é muito importante para produzir medicamentos, então como que a gente entende a estrutura 3D, como que ela se relaciona, isso é complexo e demorado. Hoje com as IAs elas conseguem criar novos medicamentos e achar novas proteínas e depois vai para os testes clínicos. Na medicina é incrível, pensa em um país que tem o SUS como o Brasil, que tem um volume brutal, imagina poder usar a IA para ajudar os médicos a fazer leitura de exame de imagem”, diz Cavallini
O professor da Singularity University também falou como a Inteligência Artificial pode ajudar na produção de vacinas.
“Hoje você consegue pegar o tecido humano de algum paciente, dividi ele em centenas de pedaços e usando IA que vai com imagem entender o que cada medicamento vai relacionar com as células boas e ruins e aí você consegue treinar centenas de tratamentos que não daria para testar na pessoa.
Canal Livre
O programa recebe o professor de Inteligência Artificial da Escola de Comunicação e Artes da USP, Marcelo Muller, e Ricardo Cavallini, professor da Singularity University e autor de 7 livros sobre o tema.
O Canal Livre vai ao ar neste domingo (1º), às 20h, na BandNews TV e no canal do Band Jornalismo no YouTube. Mais tarde, será exibido na tela da Band, logo após o Programa do João.