Pular para o conteúdo

Professor Marcel do Nascimento Botelho é o novo presidente do CONFAP – Conselho Nacional das FAPs

Banner Aleatório

NOVO PRESIDENTE DO CONFAP 2026 2027
O atual diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel do Nascimento Botelho, assumiu em 1º de janeiro, a presidência do CONFAP.

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) iniciou um novo ciclo de gestão em 1º de janeiro de 2026. O professor Marcel do Nascimento Botelho, atual diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), do estado do Pará, assumiu a presidência do CONFAP no lugar do professor Márcio de Araújo Pereira, que encerrou sua gestão no Conselho em 31 de dezembro de 2025, após concluir seu mandato à frente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Banner Aleatório

A sucessão segue o que estabelece o estatuto do CONFAP, e a transmissão do cargo foi oficializada na quinta-feira, 1º de janeiro.

Até então vice-presidente do Conselho, Marcel Botelho assume a presidência do CONFAP com a missão de dar continuidade ao fortalecimento e a articulação nacional das políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Sua gestão dará continuidade ao trabalho institucional do Conselho, com foco na integração das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), no fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação nos estados e na ampliação da cooperação científica e tecnológica nacional e internacional.

O novo presidente aposta na ampliação da articulação institucional, no fortalecimento da cooperação internacional em regiões do globo ainda pouco exploradas e na incorporação de temas emergentes à agenda do Conselho, como a Inteligência Artificial (IA), além do enfrentamento das desigualdades regionais no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

“Iremos trabalhar para o CONFAP se estabelecer como um novo institucional, participando ativamente como um player decisivo não só na execução, como no planejamento das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Em nível internacional o CONFAP deve aumentar suas parcerias em duas frentes muito importantes: a Ásia e a América Latina”, destaca Marcel Botelho.

“Sem sombra de dúvidas a Inteligência Artificial terá um destaque nas ações do CONFAP nos próximos anos. Além disso, a redução das assimetrias regionais é um campo de trabalho para todos, ainda mais agora com a presidência do Conselho sendo ocupada por um amazônida”, completa Marcel Botelho.

O novo presidente permanecerá à frente do Conselho até março de 2027, quando estão previstas novas eleições para a presidência. 

Marcel Botelho, novo presidente do CONFAP

Marcel Do Nascimento Botelho
(Foto: Kennedy Barros/CONFAP)

Marcel do Nascimento Botelho é graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (1994), mestre em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (1996) e doutor em Gestão, Desenvolvimento e Fortalecimento Institucional pela University of Wolverhampton (2008). 

Foi chefe do Departamento de Química e Tecnologia (2000-2002), coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca (2007-2009), diretor do Instituto Socioambiental de Recursos Hídricos (2009-2013), pró-reitor de Ensino (2013-2017), presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Norte (2015-2016), vice-presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior – COGRAD (2014-2015), coordenou os programas PARFOR, RENAFOR e PIBID na UFRA (2013-2017). 

Foi reitor (2017-2021) e professor associado III da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (2000-2021). É diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), desde 2021. Foi eleito diretor regional Norte do CONFAP (2024 a 2025), eleito vice-presidente do CONFAP em março de 2025, e assumiu a presidência do CONFAP em 1º de janeiro de 2026.

CONFAP

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e atua como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

FAPS
(Imagem: Divulgação/CONFAP)

Assessoria de Comunicação do CONFAP

CABECALHO news.confap.org .br

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *