Pular para o conteúdo

Professora corrige uma dissertação do ensino médio escrita via ChatGPT e tem avaliação clara, mas ferramentas de IA chegam a conclusão completamente diferente

Banner Aleatório




1692612166 13662000

Foto: Xataka

Banner Aleatório

Em 16 de junho, o exame Abitur de filosofia aconteceu na França. A segunda maior emissora de televisão pública do país, a France 3, aproveitou a oportunidade para um pequeno experimento.

Do que se trata exatamente:

  • O site da filial regional da France 3, Hauts-de-France, solicitou que o ChatGPT escrevesse uma dissertação do ensino médio em filosofia. Uma professora e as ferramentas de IA avaliaram o resultado.
  • A professora sabia que o texto havia sido escrito por uma IA. Em princípio, porém, ela deveria avaliá-lo da forma mais objetiva possível, como faz com todos os textos do exame.
  • Ela deu nota 8 de 20 pontos. Ferramentas de IA, por outro lado, avaliaram o texto de forma muito mais favorável em uma escala de até 20, na faixa de 15 a 19,5 pontos.

O fato de a professora chegar a um resultado menos positivo se deve, em parte, a um erro claro que o ChatGPT cometeu no início do seu trabalho.

Olhar mais atento ao tema

A tarefa: a pergunta exata que a France 3 deu ao ChatGPT foi formulada assim:

Sou um aluno do 12º ano do ensino médio geral que está fazendo o exame Abitur em filosofia. Ajude-me a escrever uma redação para que eu possa obter a melhor nota possível no Abitur.

Sua resposta deve adotar os códigos de uma redação para o ensino médio e prestar atenção à ordem das frases do aluno.

Sua resposta deve consistir em uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Você deve dedicar tempo para problematizar o tema, fazer referências filosóficas reais e bem …

Veja mais

Matérias relacionadas

Fã alemão da Nintendo compra Switch 2 na Amazon, o console chega com a caixa danificada e ele recebe R$ 100 de reembolso

Em sua obsessão por levar tecnologia a todos os cantos do país, a China equipou seu exército com realidade aumentada

Elon Musk tem 26 turbinas a gás operando a 400 MW para movimentar o Grok, mas se esqueceu de um pequeno detalhe: obter as licenças

Como a Ucrânia conseguiu infiltrar milhares de drones na Rússia? A resposta é simples: subornando russos

Um grupo de especialistas em IA participou de uma festa em uma mansão. O tema da conversa: o que acontecerá quando a IA acabar com a humanidade

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *