Pular para o conteúdo

Programa Mulheres Mil oferecerá mais 10 mil vagas em cursos gratuitos sobre cuidados

Banner Aleatório

Fruto de uma parceria interministerial, que inclui o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC), o programa Mulheres Mil vai ter mais 10 mil vagas disponibilizadas, totalizando 40 mil. A iniciativa oferece cursos específicos sobre cuidados e a sua ampliação foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9.04).

Além da ampliação das 10 mil vagas gerais, outras 900 serão abertas especificamente para trabalhadoras domésticas. O aumento no número de vagas é resultado do sucesso do projeto-piloto realizado em 2024, quando também foram ofertadas 900 vagas para as trabalhadoras domésticas.

Banner Aleatório

Os cursos foram realizados em parceria com os Institutos Federais da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro. A taxa de conclusão alcançou 82%. Para a secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo, o êxito da proposta experimental possibilitou a ampliação do programa.

“A gente pretende justamente ampliar esse processo de formação profissional e elevação da escolaridade para as trabalhadoras do cuidado. Porque nós estamos falando de uma sociedade em que as necessidades de cuidado estão crescendo rapidamente, devido ao processo de envelhecimento da população, por exemplo, como um dos fatores”, apontou Laís Abramo.

A ampliação das vagas da ação, que integra o Plano Nacional de Cuidado, será possível graças à utilização dos recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD), vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“O Mulheres Mil é uma iniciativa muito relevante e com impactos em diversas dimensões da vida das mulheres e do país. A sua ampliação e consolidação promovem direitos e transformarão a vida dessas mulheres e dessas famílias”, acrescentou Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor do MJSP.

A professora Patrícia Barcellos, diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), destacou que “o Mulheres Mil não é só um curso de formação, mas uma metodologia que faz com que as mulheres tenham acesso, permanência e êxito nos programas. A gente tem muitos resultados humanos, histórias de transformação real da vida das mulheres”.

Ciclo de formação

Até a sexta-feira (11.04), acontece a abertura do ciclo de formação do programa Mulheres Mil, na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), em Brasília.

O evento, promovido pelo MEC, tem como objetivo promover o aprimoramento e a valorização do programa por meio da capacitação dos gestores e equipes técnicas das instituições de ensino que se inscreveram com propostas para ofertarem os cursos, além de alinhar os objetivos com as redes estaduais e municipais.

Além do ciclo de formação, está sendo disponibilizado para os representantes das instituições de ensino um guia sobre a metodologia do Mulheres Mil.

Curso Mulheres Mil

O Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza.

A iniciativa foi criada para apoiar a população feminina em busca de oportunidades educacionais, elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

São oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional de formação inicial e continuada, com carga horária mínima de 160 horas, distribuídos em diversas opções profissionais, organizados em 12 eixos tecnológicos.

Assessoria de Comunicação – MDS



Créditos para a Fonte

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *