As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) serão aplicadas no domingo (18) em todo o país. No período matutino, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30, com início das provas às 9h (horário de Brasília) e duração de duas horas e meia.
Os candidatos que farão as provas no período vespertino, por sua vez, poderão entrar das 13h às 14h (horário de Brasília). À tarde, a aplicação começará às 14h30, mas a duração do certame será de três horas e meia. Os candidatos que irão prestar o concurso em estados com fuso horário distinto de Brasília devem seguir o horário oficial.
Cartão de confirmação
Mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram para o concurso, mas até a noite da sexta-feira (16), apenas 50% dos inscritos visitaram a página na web que disponibiliza o cartão de confirmação de inscrição, que inclusive, é onde está a informação do local de prova.
Além disso, o documento contém o número da sala, o número de inscrição, data, hora e local de prova. Além ainda de informações específicas de candidatos, como atendimento especializado de nome social, gestantes e lactantes, pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com transtornos do espectro autista (TEA).
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o documento está disponível desde o dia 7 de agosto, na Área do Candidato. Somente o candidato pode acessar a informação, pois é preciso fazer login com os dados da conta do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com número do CPF e senha cadastrados.
Concurso Público Nacional Unificado
Chamado de Enem do Concursos, o Concurso Público Nacional Unificado terá um modelo de seleção inédito, com formação de um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. As diferentes provas correspondem aos oito blocos temáticos de atuação, para preenchimentos de 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
Todos os editais estão publicados no site oficial do processo seletivo. São 5.948 vagas para nível superior e 692 para nível médio. Os salários básicos iniciais dos aprovados no concurso variam de R$ 3.741,84 a R$ 22,9 mil por mês, de acordo com as vagas.
A aplicação das provas ocorrerá em 3.647 locais de 228 cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. Vale lembrar que as provas estavam anteriormente previstas para 5 de maio. No entanto, foram adiadas devido às chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul e deixaram o estado em estado de calamidade pública.
*Com Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Leia mais: