Na próxima semana, de segunda (16) a sexta-feira (20), acontece em Curitiba o IV Congresso Humanitas, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Nesta edição, o evento traz para debate questões ligadas à inteligência artificial (IA) com o tema “Interseções digitais: diálogos interdisciplinares entre inteligência artificial e novos humanismos”.
Promovido pelos Programas de Pós-Graduação da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, o congresso reunirá atividades diversas como conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos, ligados às áreas de Educação, Filosofia, Teologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.
“A tecnologia não para de evoluir e é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da sociedade, mas vemos que traz também impactos significativos, como o aumento da ansiedade, além de questionamentos éticos. É essa reflexão que iremos propor durante os cinco dias do encontro”, explica Cesar Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.
Dentro do evento ocorrerão quatro congressos:
XXII Congresso de Filosofia da PUCPR – VII Encontro da Rede Nosotrxs, com o tema: Inteligência Artificial – Outras Perspectivas;
VI Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR, que vai falar sobre Memória e Justiça – Construção Democrática e Lutas Emancipatórias em Tempos Digitais;
II Congresso Luso-Brasileiro de Educação I Congresso Ítalo-Brasileiro de Educação I Congresso Afro-Brasileiro de Educação, que tratará do tema Interseções Digitais: Diálogos Interdisciplinares entre Inteligência Artificial e Novos Humanismos;
VII Congresso Internacional de Teologia – PPGT/PUCPR e XVIII Congresso de Teologia (Graduação), que irá refletir sobre Teologia e Tecnologias: Nas Fronteiras do Humano.
Serão debatidas questões como “A IA representa um perigo real à inteligência e integridade humana?”, “Como podemos nos defender das fake news?”, “Existem situações em que a IA pode ser uma aliada crítica e inclusiva?”, entre outros assuntos.