qual foi a taxa de abstenção? Será que ‘flopou’?

O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve 2,14 milhões de inscritos, mas não foi esse o número total de candidatos que realizaram as provas neste domingo (dia 18). A ministra de Inovação e Gestão, Esther Dweck, admitiu que a taxa de abstenção não foi baixa, mas disse que os números estão dentro do previsto. Na véspera do certame, só 52% dos inscritos tinham conferido seus locais de prova.

Heitor Ferreira, professor de redação e atualidades do Direção Concursos, afirma que a média de abstenção em seleções para o serviço público é geralmente de dois dígitos, mas avalia que a do CNU deve ficar acima disso pelo relato de alunos que fizeram o exame e viram salas com menos candidatos que o esperado.

— As médias de abstenção em concursos variam muito. Contudo, de 15% a 20% é normal. Pelo que os alunos estão dizendo, o número de abstenção no CNU será alto — diz Ferreira.

Foi pela manhã e não voltou à tarde

Eduardo Cambuy, professor de Português e Administração do Gran Concursos, fez as provas para o bloco 7 em Brasília e relatou ter visto salas vazias. Ele conta que fiscais chegaram a comentar que ao menos metade das pessoas não compareceram.

— Teve muita abstenção, sobretudo se a gente identificar os blocos. Nos blocos 4 e 7 teve bastante, era visível. Teve gente que foi pela manhã e não voltou à tarde. Eu conversei até com uns fiscais e eles confirmaram que em média tinha 50% da capacidade. Na minha sala, acredito que não tinha 40% fazendo prova.

Nas redes sociais, também há relatos de candidatos que se depararam com locais de provas vazios. No X, um usuário relatou que na sala onde fez o exame só tinham sete pessoas. Já outra, disse que em salas com espaço para 30 pessoas contavam com apenas 11 pessoas fazendo provas.

Diante dos relatos das salas vazias, alguns usuários lamentaram não ter ido fazer o exame neste domingo. Isso porque ele acreditam que com a concorrência menor, há mais chances de classificação.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima