Qual será o tema da redação do Concurso Nacional Unificado? E das questões discursivas?

O Concurso Nacional Unificado (CNU) tem sido tema de grandes expectativas desde que foi anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Com 6.642 vagas em 21 órgãos públicos federais e salários de até R$ 23 mil, o concurso recebem mais de 2 milhões de inscrições.

O tema da redação do CNU, objeto de grande especulação entre os candidatos, promete ser uma reflexão atual e relevante. De acordo com especialistas ouvidos pelo GLOBO, é esperado o tema deve estar relacionado a questões sociais, políticas, ambientais ou tecnológicas, que estejam em evidência no contexto nacional ou internacional.

Os candidatos do Bloco 8 – Nível Intermediário farão a sua redação pela manhã, quando também deverão responder a 20 questões de múltipla escolha.

Já os candidatos dos demais blocos, de 1 a 7, responderão a uma questão discursiva, que na prática é uma dissertação em formato de redação, também pela manhã. O tema da questão vai variar de acordo com o bloco. Também pela manhã serão respondidas 20 questões de múltiplas escolhas por esses candidatos.

Não será surpresa se, com a diversidade de perfis socioeconômicos entre os candidatos e a preocupação com questões de inclusão e diversidade, o tema da redação aborde assuntos como desigualdade social, direitos humanos, sustentabilidade ou inovação tecnológica, afirma Eduardo Cambuy, professor do Gran Cursos:

– O bloco 8 tende a ter um tema mais aberto e por isso a gente espera que seja uma questão de complexidade intermediária, não muito densa para que os candidatos de nível médio possam desenvolver bem. Possivelmente, ele vai estar relacionado aos assuntos que o governo vem levantando ao longo desses últimos meses, como diversidade, direitos humanos, acessibilidade, multiplicidade e gêneros.

Veja, abaixo, os temas que podem ser abordados em cada bloco, segundo professores ouvidos pelo GLOBO.

Bloco 8 é para vagas que exigem Ensino Médio — Foto: Arte O Globo
Bloco 8 é para vagas que exigem Ensino Médio — Foto: Arte O Globo

Bloco 8 – Nível intermediário

Heitor Ferreira, professor do Direção Concursos, alguns palpites para o possível tema de redação do bloco 8, voltado ao público de nível médio e que conta com a maior parte dos inscritos – 701 mil. Veja:

  • “Uma sociedade educada é uma sociedade capacitada a enfrentar os desafios do presente e a construir um amanhã promissor”
  • “Uma política de saúde eficaz é aquela que garante o acesso universal a cuidados de qualidade, promovendo a equidade e a justiça social”
  • “A estabilidade econômica é essencial para garantir empregos dignos, renda justa e oportunidades de crescimento para todos”
  • “A polarização política pode minar os alicerces da democracia, comprometendo a governabilidade e a coesão social”
  • “Uma sociedade inclusiva é aquela que dá oportunidades iguais a todos os seus membros, independentemente de sua origem, gênero ou condição socioeconômica”

Já o professor do Gran Cursos Diogo Alves, especialista em Ciências Sociais, apresentou outras possíveis temáticas que podem ser cobradas na redação. Veja:

  • “História dos negros no Brasil: luta antirracista, conquistas legais e desafios atuais”
  • “História dos povos indígenas do Brasil: luta por direitos e desafios atuais”
  • “Dinâmica social no Brasil: estratificação, desigualdade e exclusão social”
  • “Manifestações culturais, movimentos sociais e garantia de direitos das minorias”
  • “Desenvolvimento econômico, concentração de renda e riqueza”
No Bloco 1, mobilidade urbana e impactos ambientais de obras são possíveis temas para a dissertação na questão discursiva — Foto: Arte O Globo
No Bloco 1, mobilidade urbana e impactos ambientais de obras são possíveis temas para a dissertação na questão discursiva — Foto: Arte O Globo

Bloco 1- Infraestrutura, Exatas e Engenharias

Uma das possíveis temáticas para o Bloco 1 do Concurso Nacional Unificado (CNU) poderá abordar os “Impactos ambientais de obras públicas” ou as “Políticas de mobilidade urbana”. Esses temas refletem a preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades brasileiras, conforme sugestão do professor Erick Alves, especialista em Direito Administrativo e professor do Direção Concursos.

Transformação digital pode ser tema na dissertação do Bloco 2 — Foto: Arte O Globo
Transformação digital pode ser tema na dissertação do Bloco 2 — Foto: Arte O Globo

Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação

Para o Bloco 2, uma possível dissertação, sugerida por Giordanno Martins, analista judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, poderia abordar “Como a transformação digital e inovação podem ajudar a Administração Pública na prestação de serviços à sociedade?”.

Esse tema está em consonância com os avanços tecnológicos e a necessidade de modernização da gestão pública, segundo o professor.

Segurança alimentar pode ser tema de dissertação no Bloco 3 — Foto: Arte O Globo
Segurança alimentar pode ser tema de dissertação no Bloco 3 — Foto: Arte O Globo

Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológica

Antônio Batista, especialista em concursos públicos e professor universitário, aposta em “Desafios da segurança alimentar no Brasil: perspectivas para garantir a qualidade e a saúde dos consumidores” e “Desafios e oportunidades para aumentar a produtividade agrícola no Brasil” como possíveis temas a serem cobrados no bloco 3.

No Bloco 4, condições de trabalho e saúde do trabalhador podem ser tema de discussão — Foto: Arte O Globo
No Bloco 4, condições de trabalho e saúde do trabalhador podem ser tema de discussão — Foto: Arte O Globo

Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor

“Condições humanas de trabalho no Brasil: desafios e perspectivas para a garantia de direitos trabalhistas” pode ser um tema de redação para o bloco 4, segundo Thais Mendonça, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia e professora de Direito do Trabalho.

A professora de diversas plataformas de cursinhos online sugere como tema para o Bloco 4 questões relacionadas às condições humanas de trabalho, como a norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas, ou condições degradantes de trabalho, abrangendo também as normas de insalubridade e periculosidade.

Políticas para grupos vulneráveis podem ser abordadas na dissertação do Bloco 5 — Foto: Arte O Globo
Políticas para grupos vulneráveis podem ser abordadas na dissertação do Bloco 5 — Foto: Arte O Globo

Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Marianna Zacharias, professora de Direitos Humanos, acredita que o Bloco 5 possa ter um tema voltado para políticas públicas ou gestão governamental em relação a grupos vulneráveis, como “Políticas públicas para grupos vulneráveis: desafios e perspectivas para a inclusão social e proteção dos direitos fundamentais”.

Para ela, a temática reflete a preocupação com a inclusão social e a proteção dos direitos fundamentais.

Falhas de mercado poderão ser tema da questão discursiva do Bloco 6 — Foto: Arte O Globo
Falhas de mercado poderão ser tema da questão discursiva do Bloco 6 — Foto: Arte O Globo

Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação

Para o Bloco 6, Jetro Coutinho, auditor do TCU e professor de Economia, aposta em uma redação sobre falhas de mercado, especialmente em temas como bens públicos e externalidades, questões que hoje são centrais na análise econômica e na formulação de políticas públicas.

“Falhas de mercado e o papel do Estado na correção: uma análise das políticas públicas para bens públicos e externalidades”, seria uma possibilidade de tema, segundo Coutinho.

Um dos temas abordados no Bloco 7 poderá ser a gestão de políticas sociais — Foto: Arte O Globo
Um dos temas abordados no Bloco 7 poderá ser a gestão de políticas sociais — Foto: Arte O Globo

Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública

No Bloco 7, o professor Gilson Maciel, especialista em Ciência Política, Políticas Públicas, Direitos Humanos e Realidade Brasileira, acredita que deverá ser proposta uma reflexão sobre a importância das políticas sociais para o desenvolvimento do Brasil. Confira algumas possibilidades, segundo Maciel:

  • “A implementação de programas sociais nas últimas décadas e seu impacto na construção de uma sociedade livre, justa e democrática”
  • “A contribuição de ações afirmativas para atuação com diversidade de públicos-alvo e interseccionalidades”
  • “Os desafios para a viabilidade financeira e orçamentária das políticas sociais de inclusão com outras políticas públicas para o desenvolvimento social no contexto brasileiro”

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