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Realizados novos chamamentos para vagas remanescentes do Sisu e do Vestibular — UFRGS

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A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta segunda-feira, dia 5 de maio, nova série de editais de chamamento para vagas remanescentes do Vestibular 2025 [editais 14 e 15] e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 [editais 12 e 13]. Os convocados vão ocupar vagas de ingresso em 2025/2 ou 2026/1, conforme indicado no chamamento. A documentação necessária para a ocupação da vaga de graduação, de acordo com a modalidade de ingresso, deve ser enviada entre as 9h de 6 de maio, terça-feira, e as 23h59 de 12 de maio, segunda-feira, via Portal do Candidato UFRGS [veja as orientações abaixo para o primeiro acesso].

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Confira os editais divulgados nesta quarta-feira:

 

A indicação dos documentos comprobatórios está nos editais do Sisu na UFRGS e do Vestibular, além do detalhamento no Portal Ingresso. O atendimento presencial para candidatos em processo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade funciona das 9h às 17h (sem fechamento para almoço), de segunda a sexta-feira, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro, na Avenida Paulo Gama, 110, próximo à Sala Redenção – Cinema Universitário, em Porto Alegre. O atendimento também ocorre por e-mail (ingresso@ufrgs.br) e telefone (51.3308.4800).

Os candidatos não convocados nestes editais devem acompanhar os próximos chamamentos a partir de 13 de maio. O ordenamento, com a classificação dos candidatos na condição “aguardando vaga”, está disponível em http://bit.ly/ufrgsord. Já os ingressantes em vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (LB_PPI e LI_PPI) e quilombolas (LB_Q e LI_Q) deverão conferir as convocações para comprovação étnico-racial, que serão feitas diretamente pelo Portal do Candidato. A UFRGS divulgou o calendário das próximas convocações.

A seguir, veja as orientações básicas dadas aos calouros:

Como funciona a primeira etapa da matrícula

O processo de matrícula de graduação na UFRGS é feito em duas etapas. A primeira fase é realizada com o envio dos documentos obrigatórios pelo Portal do Candidato. Os ingressantes ainda sem senha no Portal escolhem a opção Primeiro Acesso para cadastrar uma senha após o fornecimento das informações solicitadas. Leia sobre recuperação de senha no Portal do Candidato nesta questão do Portal Ingresso.

No período entre 6 de maio (a partir das 9h) e 12 de maio (até as 23h59), os ingressantes deverão anexar, nas abas correspondentes, toda a documentação exigida para a sua modalidade de ingresso, em forma de arquivos digitalizados [confira aqui um tutorial]. Esses arquivos devem estar legíveis, em boa qualidade, sem cortes ou rasuras, possuir no máximo 5 MB de tamanho e estar nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. É possível utilizar scanner ou um telefone celular (com boa resolução de câmera) para as digitalizações.

Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar Completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos também são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o ensino médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.

Excepcionalmente, o candidato que concluiu o ensino médio no ano letivo de 2024 e que, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou o Histórico Escolar Completo do Ensino Médio deverá enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio, devidamente preenchida e assinada pela Instituição de Ensino em que concluiu o ensino médio, conforme o modelo disponível no Edital do Sisu na UFRGS (Página 53). O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, pelo Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a necessidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo.

  • Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;
  • Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá posteriormente (na etapa definitiva de matrícula) que se desvincular de um dos cursos.

Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (LB_EP, LB_PPI, LB_PCD, LB_Q, LI_EP, LI_PPI, LI_PCD e LI_Q) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão no Edital do Sisu na UFRGS ou no Portal Ingresso. Desse grupo, os candidatos com verificação da autodeclaração (LB_PPI, LB_Q, LI_PPI e LI_Q) precisam acompanhar as convocações para a etapa presencial de verificação, que são feitas diretamente no Portal do Candidato. O participante deve comparecer presencialmente na data para a qual for convocado.

 

Veja o tutorial de ingresso e os checklists sobre os principais tópicos de envio de documentação:

 

 

>>>>Veja também as respostas às principais dúvidas no Portal Ingresso

O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 do último dia de envio, 12 de maio. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.

 

>>> Canais para o atendimento de dúvidas

Para auxílio no processo de envio, os candidatos podem procurar os atendimentos online ou presencial:

Contatos
– Sitehttps://www.ufrgs.br/ingresso
– E-mailingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
– Telefone51.3308.4800 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
– Portal do CandidatoTutorial para envio da documentação

No atendimento presencial, os candidatos de processo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade podem conversar e tirar dúvidas sobre a documentação necessária para o ingresso, e haverá computadores e uma máquina scanner disponíveis para aqueles que necessitarem desses equipamentos para envio dos documentos. O serviço funciona das 9h às 17h (sem fechamento para almoço), de segunda a sexta-feira, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro.

Depois do envio de documentos

Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato, sem publicação de lista de resultado final de análise. A segunda etapa é realizada de acordo com o semestre de ingresso. Para os candidatos lotados em vaga para 2025/2, o período da segunda etapa será entre 28 de julho (a partir das 9h) e 29 de julho (até as 23h59). As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico. Para os ingressantes em 2026/1, as datas ainda não foram divulgadas.

Chamamentos remanescentes

Os candidatos não convocados devem acompanhar os próximos editais de chamamento a partir de 12 de maio, de acordo com a disponibilidade de vagas. O ordenamento, com a classificação dos candidatos, será atualizado posteriormente no site de Divulgação de Dados de Chamamentos. Os editais de chamamento serão publicados na página própria da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação no site da UFRGS. A Confirmação de Interesse poderá ser solicitada posteriormente (neste momento ainda não há necessidade), conforme o andamento dos chamamentos.

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