Pular para o conteúdo

Rede do PT utiliza inteligência artificial para desmentir fake news sobre Pix e ligar direita a baratas – Tribuna do Agreste

Banner Aleatório

Grupos de WhatsApp ligados à rede de comunicação do PT passaram a divulgar vídeos produzidos com inteligência artificial (IA) para combater informações falsas sobre a suposta taxação do Pix. O material também faz uma associação irônica entre lideranças da direita, que propagam essas notícias, e baratas.

Banner Aleatório

Em um dos vídeos, a logomarca do Pix é transformada em um personagem animado, que, em tom indignado, rebate as fake news: “Esse povo da extrema direita não me deixa em paz. Ficam mentindo dizendo que eu vou vigiar, que eu vou taxar, que eu vou acabar. Tá de sacanagem, né?”, diz a animação.

Outro vídeo, também amplamente compartilhado, apresenta as chamadas “baratas da extrema direita”, que “vivem no esgoto” e “saem voando e espalhando mentira”. Utilizando IA, o conteúdo mostra imagens de supostos usuários do Pix sendo perseguidos por essas baratas enquanto uma narração alerta: “As baratas dizem que o Pix da Ana e da Maria vai ser monitorado, que o governo tá de olho nelas. Isso é mentira.”

A peça termina com a imagem de duas mulheres eliminando as baratas com o “inseticida da verdade”, reforçando que “o Pix não é vigiado nem vai ser taxado. Quando o esgoto da extrema direita abre, as baratas sempre tentam assustar o povo com fake news.”

O conteúdo responde a uma publicação recente do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que voltou a afirmar, de forma distorcida, que o governo estaria monitorando as transações no Pix por meio de uma instrução normativa publicada em agosto de 2025. No vídeo, Nikolas alega que “o Estado passou a olhar para o seu Pix como se fosse um dinheiro suspeito”.

Segundo o Estadão Verifica, a regra mencionada pelo parlamentar não institui monitoramento em tempo real nem é exclusiva do Pix. A instrução normativa determina que fintechs e carteiras digitais tenham as mesmas obrigações de bancos tradicionais: informar à Receita Federal movimentações acima de R$ 5 mil, independentemente do tipo de transferência. Esse procedimento já existe desde a criação do Pix, em 2020, e o informe é feito semestralmente, sem detalhar destinatários ou motivos das transações, preservando o sigilo bancário.

Após a circulação do novo vídeo de Nikolas Ferreira, a Receita Federal divulgou nota orientando a população sobre fake news relacionadas ao Pix e à tributação. “Mentiras desse tipo voltam a circular nas redes sociais com o objetivo de enganar as pessoas e atender aos interesses do crime organizado”, afirma o comunicado.

O vídeo das baratas foi lançado na sexta-feira, 16, em grupos de apoiadores do PT, três dias após a publicação de Nikolas Ferreira. No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou adversários por disseminarem informações falsas: “A gente precisa enfrentar esse debate e não se acovardar diante das mentiras e fake news que essa gente faz todo santo dia. Eu não conheço ninguém que ensina uma coisa séria e tenha 4 milhões de seguidores. Mas, se o cara estiver falando bobagem, pode até ter 20 milhões. O Bolsonaro tinha 30 milhões.”

A rede de comunicação do PT não possui ligação formal com a comunicação institucional do Palácio do Planalto, mas, conforme já demonstrou o Estadão, há interação entre as estruturas. Essa rede é formada por integrantes do Instituto Lula, Fundação Perseu Abramo e sindicatos.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *