Boas práticas
Resumos submetidos à conferência de integridade científica podem ter sido feitos com inteligência artificial
A 9ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa (WCRI), programada para acontecer em maio de 2026 em Vancouver, no Canadá, vai abordar “os riscos e benefícios da inteligência artificial para uma ciência ética” como um de seus temas principais. Isso não inibiu participantes do evento de submeterem sumários de apresentações de trabalhos que, aparentemente, foram escritos por programas de inteligência artificial.
De acordo com o site Retraction Watch, pesquisadores encarregados de avaliar os sumários receberam um e-mail de alerta da organização da conferência dizendo o seguinte: “Caso ainda não tenha revisado os resumos da 9ª WCRI que lhe foram atribuídos, por favor, tome nota do seguinte: recolhemos indícios de que uma proporção excepcionalmente grande dos resumos está completamente fora do tema e pode ter sido escrita por alguma forma de inteligência artificial generativa”.
Procurado pelo Retraction Watch, o epidemiologista Lex Bouter, professor de metodologia e integridade da Universidade Livre de Amsterdã e presidente da fundação que organiza a conferência, não quis informar qual a porcentagem de trabalhos que caíram nessa malha fina. “Acreditamos que muitos candidatos provavelmente usaram inteligência artificial generativa para aprimorar a linguagem e a gramática, e consideramos isso aceitável”, disse Bouter por e-mail. “Mas, entre os trabalhos submetidos, há uma parcela claramente fora do tema e de baixa qualidade.” Ele também revelou que vários resumos têm características incomuns e suspeitas, como a afiliação de autores a instituições sem experiência em pesquisa sobre integridade.
A recomendação para os avaliadores é que deem pontuação baixa para sumários fora do escopo da conferência. Segundo Bouter, a organização da conferência vai examinar mais detalhadamente resumos suspeitos apresentados por indivíduos que também solicitaram apoio financeiro para participar do evento.
Desde sua primeira edição, em 2007, em Lisboa, Portugal, a WCRI reúne pesquisadores, líderes institucionais, consultores de políticas públicas, editores, publicadores, representantes de agências de financiamento e organizações profissionais para discutir temas relacionados à integridade científica. Em 2015, o Rio de Janeiro foi sede do evento e teve a FAPESP como um de seus apoiadores.

