
O prefeito Eduardo Paes: “Nós vamos ter aqui o que chamamos de quarta revolução industrial”
Edição Scriptum com Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deu mais um passo nesta semana em seu projeto de transformar a capital fluminense em um centro de inovação e tecnologia. Ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavalieri (PSD) e da diretora para América Latina do Fórum Econômico Mundial, Marisol Argueta de Barillas, o prefeito assinou na segunda-feira (2) um acordo para a instalação na cidade do Centro Afiliado de Inteligência Artificial e Energia, do Fórum Econômico Mundial.
O novo centro será montado no Porto Maravalley, na Região Portuária do Rio, e vai se dedicar a pesquisas com Inteligência Artificial, datacenter e transição energética. Seu nome oficial será Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial no Rio de Janeiro (C4IR Rio).
O prefeito Eduardo Paes destacou a importância do novo centro. “O Fórum Econômico Mundial é umas das organizações mais respeitadas do mundo, que debate os grandes temas e as grandes mudanças na economia mundial. E tem uma rede de escritórios espalhados pelo mundo. Nós vamos ter aqui o que chamamos de quarta revolução industrial”, disse.
Ele destacou a instalação do Centro justamente no Porto Maravalley, um hub de inovação que se consolidou como referência no Brasil: “Nós temos aqui todo o ecossistema de empresas startups. Nada melhor que esse lugar pra receber”.
De acordo com o prefeito, o Centro deverá estar funcionando plenamente até o segundo semestre. O custo para implantação é de 3 milhões de dólares por três anos, sendo um milhão a cada ano. “Isso aqui é uma aliança de uma relação que o Rio de Janeiro vem tentando construir com o Fórum há tanto tempo, para que a cidade seja o destino preferido daqueles que fazem do Fórum Econômico Mundial o que ele representa”, afirmou.
A diretora para América Latina do Fórum Econômico Mundial, Marisol Argueta de Barilla, elogiou o compromisso do Rio com a inovação: “Com o nosso projeto da Quarta Revolução, identificamos, junto ao prefeito Paes e ao vice-prefeito Cavaliere, que o Rio tem essa visão. A cidade reúne todos os fatores que tornarão esse projeto um sucesso. Estamos muito confiantes de que o Centro da Quarta Revolução, aqui, trará benefícios à economia, às pessoas e ao planeta”, afirmou.
Conexão
O Centro da Quarta Revolução conversa diretamente com o projeto “Rio AI City”, que tem o objetivo de criar no Rio o maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo, com infraestrutura voltada à tecnologia sustentável.
“O que o Rio está dizendo é: nós reunimos as melhores condições. Temos capital humano de muita qualidade, cabos submarinos conectando com Europa, África e Estados Unidos E temos energia abundante, limpa. E esse é mais um ativo para consolidarmos o Rio como capital da inteligência artificial”, afirmou Eduardo Paes.
Fórum Econômico Mundial
O Fórum Económico Mundial é uma organização não governamental internacional sem fins lucrativos, com sede em Genebra (Suíça), que reúne líderes de negócios, governos, acadêmicos e outras figuras de destaque para discutir questões globais. A sua reunião anual em Davos, na Suíça, é um evento de referência para a discussão de temas como economia, política, tecnologia, ambiente e saúde.