Boa notícia é que transporte ferroviário vai voltar após 15 anos parado. A má é que isso vai acontecer dentro de quatro a seis anos
As obras de reativação do ramal Bauru-Panorama começaram em junho por Bauru e deve chegar à Marília nos próximos meses. Entretanto, previsão para conclusão é só em 2028, conforme contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A informação é da Rumo Logística, concessionária responsável pela exploração comercial do trecho, inativo há 15 anos.
O processo de reativação está dividido em três etapas: a primeira consiste na limpeza da vegetação ao longo da linha; a segunda envolve a recuperação da infraestrutura, que inclui correção de erosões e ajuste de cortes e aterros e, por fim, a terceira etapa abrange a recuperação da superestrutura, com a substituição de dormentes, trilhos e lastro de brita, entre
outros. Atualmente, na primeira etapa, as equipes da concessionária estão limpando a vegetação em Bauru e Garça. A reativação atende às novas obrigações de investimento e de reequilíbrio econômico financeiro pactuados pela companhia de logística e o Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de viabilizar a concessão renovada da Malha Paulista até 2058.
O retorno do transporte ferroviário de carga só irá ocorrer após 2028. Em Marília, a finalização de todas as etapas de recuperação pela ferrovia passa pela desocupação de áreas de domínio da ferrovia por moradores nos distritos de Lácio e Padre de Nóbrega e de camelôs antiga estação ferroviária.
A demanda tramita atualmente na Justiça Estadual após trafegar por cinco anos na Justiça Federal, sem solução. Enquanto isso, o camelódromo que se alastrou pelo antigo pátio ferroviário funciona normalmente.
O último trem passou por Marília em janeiro de 2009, carregando açúcar de Tupã para ser enviado ao exterior pelo porto de Santos. Na época a concessão do serviço era de responsabilidade da Ferroban, em substituição ao serviço da Ferrovias Paulista S/A (Fepasa). Depois quem assumiu o trecho foi a América Latina Logística (ALL) que, em 2015, foi incorporada pela Rumo Logística. O transporte de passageiros foi encerrado em 2001, com o último trem a passar pela estação de Marília em 15 março.
Em junho desse ano foi assinado o sexto aditivo ao contrato de concessão da Malha Paulista para a Rumo Logística, ampliando o prazo de recuperação da malha de quatro para oito anos. Com isso, a concessionária tem o direito de iniciar as operações a partir de 2030.
O ramal de Bauru até Panorama, passando por Tupã, tem 369,1 quilômetros. Ao todo, a malha ferroviária paulista possui 1.989 km, cruzando o Estado de São Paulo. Além da capital, abrange municípios como Pradópolis, Bauru, Marília, Pompéia, Tupã Panorama, entre outros. O aditivo ao contrato da Malha Paulista representa o primeiro processo de “solução consensual” apresentado na Secretaria de Consenso do Tribunal de Contas da União, em 2023.