Pular para o conteúdo

Saiba como se candidatar a vagas de emprego em Cingapura

Banner Aleatório

Com 5 milhões de habitantes, Cingapura virou um hub de tecnologia na Ásia. Nos últimos anos, uma parcela considerável das melhores oportunidades para estrangeiros estão concentradas na área de TI. O mercado aquecido deve-se à entrada de sedes e filiais de bigtechs (Google, Microsoft, Cisco) na ilha.

Banner Aleatório

O possível empregador deve enviar para o órgão responsável uma solicitação em nome do profissional, com os salários, cotas e impostos de qualificação do respectivo trabalho.

O Employment Pass é o visto mais comum para profissionais estrangeiros. Entenda todos os trâmites neste link.

Para obtê-lo, é necessário:

  • Ter uma oferta de emprego de uma empresa registrada em Cingapura.
  • O empregador (empresa que contratou o profissional) deve fazer a inscrição para o visto no órgão responsável em nome do candidato.
  • Salário mensal fixo comparável ao terço superior dos salários locais, começando em 5 mil dólares cingapurianos e aumentando progressivamente com a idade, até 10.500 dólares cingapurianos para aqueles na faixa dos 40 anos.
  • Candidatos no setor de serviços financeiros precisam de salários mais altos para se qualificar.
  • O visto tem duração de dois anos e pode ser renovado até 3 anos.
  • Profissionais de tecnologia experientes com habilidades escassas podem ter direito a um passe com duração maior, de 5 anos.

Work Permit

Esse visto permite que trabalhadores migrantes semiqualificados de países/regiões aprovados atuem em setores específicos. Saiba quem pode se candidatar:

  • Trabalhadores de países/regiões aprovados podem atuar nos setores de construção, manufatura, estaleiro naval, processos industriais e serviços.
  • A solicitação deve ser feita pelo empregador ou por um agente de recrutamento autorizado.
  • Não há exigência de valor mínimo, e a validade do visto é de até 2 anos, a depender da validade do passaporte, do título de segurança e do contrato de trabalho.
  • O empregador deve fornecer um Plano de Cuidados Primários (PCP) para trabalhadores de setores de construção e manufatura e residem em dormitórios com sete ou mais pessoas.

S Pass

O S Pass permite que empregadores contratem trabalhadores qualificados (Associate Professionals and Technicians – APTs) que não atendem aos critérios do Employment Pass (EP), desde que respeitem a cota estabelecida.

  • A solicitação do S Pass deve ser feita pelo empregador ou por um agente de recrutamento autorizado. Caso o profissional mude de empresa, o novo empregador precisa solicitar um novo visto.
  • Para novos candidatos (a partir de 2025, segundo site do governo), o salário mínimo exigido é de 3.150 dólares cingapurianos por mês, com valores progressivos conforme a idade. Profissionais mais velhos precisam de uma remuneração maior para se qualificar: até 4.650 dólares cingapurianos para candidatos com 45 anos ou mais.
  • Setor de serviços financeiros: a partir de 3.650 dólares cingapurianos, subindo até 5.650 dólares cingapurianos para profissionais com 45 anos ou mais.
  • O visto é válido até 2 anos e pode ser renovado. A validade está vinculada ao passaporte do candidato e será concedida até um mês antes da data de expiração do documento.

Saiba como funciona em mais detalhes aqui.

Há também o Dependant’s Pass, que permite que cônjuges e filhos de portadores do Employment Pass possam ingressar legalmente em Cingapura. Veja o perfil de quem pode fazer essa categoria de visto:

  • Cônjuge legalmente casado ou filhos solteiros (menores de 21 anos) de portadores do Employment Pass ou S Pass qualificados.
  • Um empregador ou agente de emprego nomeado (brasileiro com Employment Pass) deve se candidatar em nome do candidato.
  • A duração está vinculada à validade do passe de trabalho principal ou à duração solicitada.

Quais profissões são mais procuradas em Cingapura?

Consultor financeiro ou de investimentos, biotecnólogo de alimentos, profissionais com especializações no mercado de carbono, fisioterapeuta, enfermeiro(a), psicólogo(a), profissionais experientes no setor de tecnologia, superintendente da marinha e engenharia de processos são as profissões listadas como escassas em Cingapura e podem ter mais chances de contratação. Confira a lista completa aqui.

Cingapura é considerada uma das regiões mais caras do mundo. Profissionais estrangeiros enfrentam leis mais restritivas para visto de trabalho, mas há oportunidades nas áreas de tecnologia, saúde, engenharia, finanças e educação.  Foto: Siraphol/Adobe Stock

Atualmente, Cingapura possui políticas restritivas para a entrada e permanência de estrangeiros, com o objetivo de proteger o mercado de trabalho local. Empresas são incentivadas pelo governo a priorizar a contratação de cidadãos cingapurianos ou residentes permanentes.

Para cada estrangeiro contratado, há uma exigência de mão de obra local. A quantidade vai depender do tamanho do quadro de funcionários da empresa.

Por isso, as companhias precisam justificar a necessidade de contratar estrangeiros e comprovar que não há candidatos locais qualificados para a vaga.

Tecnologia, finanças, engenharia e saúde são os setores mais em alta.

Saiba como encontrar vagas de emprego

Consultados pela reportagem, recrutadores de mão de obra internacional indicam que profissionais brasileiros busquem uma oportunidade de trabalho antes de migrar para a ilha asiática.

Uma das opções mais recomendadas é o contato com headhunters especializados em posições em Cingapura, além de se conectar com profissionais que já trabalham na cidade-estado.

No LinkedIn, configure alertas de vagas em Cingapura. No Glassdoor, é possível checar as avaliações das empresas caso tenha alguma no radar.

Outras plataformas de emprego:

  1. JobsDB Singapore é um dos maiores portais de emprego do país. Você consegue pesquisar por área, cargo, local, empresa e modelo de trabalho.
  2. JobStreet Singapore é outra plataforma popular da cidade-estado. A forma mais acessível de pesquisar é por área. Administração, finanças, engenharia, saúde e tecnologia são áreas com maior número de vagas disponíveis. A maior busca é por analistas de sistemas.
  3. No Indeed Singapore, é necessário inserir a área desejada e o local para realizar a busca se há alguma vaga em aberto.

Como muitas multinacionais têm sedes ou filiais em Cingapura, vale fazer uma pesquisa manual para verificar se há vagas disponíveis na sua área.

Créditos para Fonte

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *