A proximidade do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 só aumenta – e, com ela, a ansiedade e curiosidade dos estudantes. Você sabe, por exemplo, qual é a carreira com maior oferta de vagas nesta edição? A resposta está na mão: de acordo com o Ministério da Educação (MEC), pedagogia é o curso com mais vagas (10.145 ao todo).
No total, o programa do governo federal contará com 274,8 mil oportunidades, distribuídas entre 7.288 graduações de 136 universidades brasileiras.
+ Veja o calendário do Sisu 2026, que tem novidade no uso das notas do Enem
Pedagogia, o curso com maior oferta, é voltado para aqueles que querem trabalhar com educação em diferentes etapas e contextos sociais – seja em sala de aula, na gestão escolar ou em outras funções dentro do sistema educativo.
A licenciatura em pedagogia é o principal curso que forma professores nas universidades brasileiras. Nessa habilitação, o pedagogo pode atuar principalmente como professor, com atividades teóricas e práticas para formar pessoas que contribuam para o processo educativo em ambientes formais ou informais. Já o bacharelado em pedagogia forma profissionais que desejam trabalhar em cargos administrativos, sem ter como foco a docência.
+ A série que apresenta as dificuldades de uma escola pública com humor e crítica
Cursos com mais vagas no Sisu 2026
Além de pedagogia, a lista conta com graduações das áreas de exatas, humanas e biológicas. Confira a seguir:
- Pedagogia – 10.145 vagas
- Administração – 9.462 vagas
- Matemática – 9.332 vagas
- Ciências Biológicas – 8.932 vagas
- Direito – 7.834 vagas
- Química – 7.647 vagas
- Física – 6.773 vagas
- Engenharia Civil – 6.704 vagas
- Medicina – 5.524 vagas
- Agronomia – 5.458 vagas
Quando começa o Sisu?
As inscrições estarão abertas dos dias 19 a 23 de janeiro e podem ser feitas gratuitamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É possível se inscrever em até duas opções de curso. O site está disponível neste link.
Quem finalizou o Ensino Médio até 2025 e não zerou a redação têm direito a concorrer no Sisu. A primeira chamada do programa acontecerá em 29 de janeiro e as matrículas serão abertas em 2 de fevereiro.
A seleção dos inscritos acontece com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). E há uma novidade neste ano: os resultados das provas de 2023, 2024 e 2025 também podem ser inseridos no sistema.
O portal do programa também permite que os estudantes consultem os cursos por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência, o que facilita a comparação de opções, número de vagas por localidade e notas de corte parciais durante o período de inscrições.
+ Veja qual curso de graduação tem mais alunos matriculados
Compartilhe essa matéria via:
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

