Saiba tudo do Concurso Público Nacional Unificado (CNU)

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, ocorre neste domingo, 18. Pouco mais de 2 milhões de candidatos participarão do exame, em 228 cidades por todo o Brasil. São 6,64 mil vagas disponíveis em órgãos da administração pública federal.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Originalmente, a prova ocorreria em 5 de maio, mas o governo adiou sua realização em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a nova data, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o edital retificado. As provas ocorrerão em dois períodos no mesmo dia: objetivas pela manhã e dissertativas à tarde.

Segundo o MGI, o CNU visa a “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame”.

Distribuição das vagas e blocos temáticos

Na foto, o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos | Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão ConteúdoNa foto, o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos | Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão Conteúdo
Na foto, o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos | Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão Conteúdo

As 6.640 vagas estão distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal, divididas em oito blocos temáticos. O Bloco 8, de nível intermediário, é o mais concorrido, com 694 mil inscritos e uma média de 1.003,7 candidatos por vaga. As provas serão realizadas em 3.647 locais com 72.041 salas em todo o país.

Leia também: “Juízes sem juízo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 230 da Revista Oeste

Na parte da manhã, as provas para os blocos de 1 a 7 (nível superior) terão 20 questões objetivas e uma dissertativa. Para o Bloco 8 (nível médio), haverá 20 questões objetivas e uma redação. À tarde, os candidatos dos blocos de 1 a 7 responderão a 50 questões objetivas específicas, enquanto o Bloco 8 terá 40 questões objetivas.

Para garantir a segurança, os candidatos não poderão levar os cadernos de prova para casa depois do exame. As respostas poderão estar em um rascunho, mas o candidato só poderá levar o espelho do cartão de resposta embora nos 30 minutos finais do exame. Documentos de identificação obrigatórios incluem RG digital, e-Título e CNH Digital.

O cronograma pós-prova

O cronograma para o pós-prova inclui a divulgação dos cadernos de provas e gabaritos preliminares em 18 e 20 de agosto, respectivamente. Recursos quanto às questões e gabaritos poderão ser requisitados nos dias 20 e 21 deste mês.

Leia mais: “Governo Lula vai cortar benefícios sociais”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 230 da Revista Oeste

A disponibilização da imagem do cartão-resposta está prevista para 10 de setembro, com a divulgação das notas finais das provas objetivas e preliminares da discursiva em 8 de outubro.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima