Mesmo os grandes fabricantes de smartphones, no contexto do rápido desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial, são forçados a confiar não tanto em seus próprios esforços, mas sim em grandes desenvolvedores especializados. A Samsung já colaborou com o Google nessa área, mas agora pensa em expandir o círculo de parceiros por meio da OpenAI e da Perplexity.
Fonte da imagem: Samsung Electronics
Pelo menos é o que relata a Bloomberg, citando comentários do chefe da divisão relevante da Samsung Electronics, Choi Won-Joon. Segundo ele, quando a linha de smartphones Galaxy S26 for lançada, a empresa sul-coreana estará pronta para oferecer aos clientes mais opções para trabalhar com plataformas que suportam inteligência artificial. “Estamos em negociações com vários fornecedores”, disse um representante da empresa em entrevista à Bloomberg. “Desde que esses agentes de IA sejam competitivos e possam proporcionar uma experiência melhor aos usuários, estamos abertos a qualquer um dos agentes de IA existentes.”
Em junho, a Bloomberg News noticiou que a Samsung estava perto de fechar um acordo com a startup Perplexity. Ao mesmo tempo, a fabricante sul-coreana de smartphones não abandona suas próprias tentativas de criar funções de IA que atraiam um público exigente para os novos modelos de smartphones da marca. A Samsung também considera a possibilidade de retornar seus próprios processadores Exynos à linha principal de smartphones quando o Galaxy S26 for lançado, embora também não pretenda abandonar os chips Qualcomm. Pelo menos, os chips Exynos foram incluídos no recém-revelado smartphone dobrável Galaxy Z Flip 7, embora anteriormente esses dispositivos dependessem exclusivamente de processadores de terceiros.
De acordo com o chefe da divisão mobile da Samsung, a entrada de mais um player global no mercado de smartphones dobráveis beneficiaria toda a indústria. Como você pode imaginar, estamos falando das tentativas da Apple de criar o primeiro iPhone dobrável com tela flexível. Como um representante da Samsung admitiu, esses dispositivos estão atualmente apenas começando sua jornada para o segmento de mercado de massa.