Pular para o conteúdo

“Se Deus quiser”, diz Magda sobre aval para Margem Equatorial em 2024

Banner Aleatório

CEO da Petrobras projeta que perfuração na bacia da Foz do Amazonas começará “imediatamente” depois de licença do Ibama

Banner Aleatório

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, declarou nesta 4ª feira (4.set.2024) que aguarda um desfecho positivo para a obtenção da licença de exploração da Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, ainda este ano. Em conversa com jornalistas, disse que “se Deus quiser” o aval do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) virá até dezembro.

A executiva também disse que a estatal está preparada para iniciar as atividades exploratórias assim que obter a licença. “Recebendo a autorização, vamos iniciar imediatamente a perfuração”, declarou Chambriard.

A Petrobras tenta obter a licença de exploração da bacia da Foz do Amazonas desde o ano passado, mas o Ibama se recusa a dar o aval para as atividades devido a uma série de obrigações ambientais. Recentemente, o órgão colocou o licenciamento ambiental do Aeroporto Municipal de Oiapoque (AP) como mais um obstáculo para obtenção da licença, o que a AGU (Advocacia Geral da União) já considerou improcedente no processo.

Apesar do longo imbróglio, a história está se encaminhando para um final que ao que tudo indica será favorável a Petrobras. Além do apoio de alas do governo e do Congresso pela exploração da região, a Petrobras revisou os planos de emergência e o PPAF (Plano de Proteção à Fauna), que eram os principais pontos vistos pelo Ibama como problemáticos no processo e contribuíram para a negativa do aval para exploração em maio de 2023.

O QUE É A MARGEM EQUATORIAL

A Margem Equatorial é uma das últimas fronteiras petrolíferas não exploradas no Brasil. Compreende toda a faixa litorânea ao Norte do país. Tem esse nome por estar próxima da Linha do Equador. Começa na Guiana e se estende até o Rio Grande do Norte. 

A porção brasileira é dividida em 5 bacias sedimentares, que juntas têm 42 blocos. São elas:

  • Foz do Amazonas, localizada nos Estados do Amapá e do Pará;
  • Pará-Maranhão, localizada no Pará e no Maranhão;
  • Barreirinhas, localizada no Maranhão;
  • Ceará, localizada no Piauí e Ceará; e
  • Potiguar, localizada no Rio Grande do Norte.

margem equatorial dividida blocos

A Petrobras tenta perfurar para pesquisas um poço na bacia da Foz do Amazonas, que, embora tenha esse nome, não é na foz do rio Amazonas. A área onde seria perfurado o poço de petróleo se encontra a 500 km de distância da foz e mais de 170 km da costa do Amapá.

POTENCIAL

Estudos internos da Petrobras indicam que o bloco que a estatal tenta licenciamento ambiental para exploração na Margem Equatorial tem potencial de ter 5,6 bilhões de barris de óleo. 

Trata-se de um possível incremento de 37% nas reservas de petróleo brasileiras, atualmente em 14,8 bilhões de barris. Enquanto isso, a Guiana já descobriu na região o equivalente a 75% da reserva do Brasil.

guiana petroleo brasil

As reservas da Margem Equatorial são a principal aposta da Petrobras para manter o nível de extração de petróleo a partir da década de 2030, quando a produção do pré-sal deve começar a cair. Assim, a nova fronteira daria segurança energética ao país durante a transição para a economia verde. Estudos globais indicam que o mundo seguirá dependendo do petróleo até 2050.

Negada pelo Ibama, a licença ambiental inclui um teste pré-operacional para analisar a capacidade de resposta da Petrobras a um eventual vazamento. O pedido é para a perfuração de um poço que permitiria à Petrobras analisar o potencial das reservas de petróleo na região. 


Leia mais sobre Margem Equatorial



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *