Secitece integra oficinas para elaboração da Estratégia de Governo Digital do Ceará







25 de setembro de 2024 – 15:42




Participa das atividades a titular, Sandra Monteiro, além de coordenadoras e técnicos envolvidos na área de Transformação Digital

De quarta (25) até sexta-feira (27), a Secitece participa das oficinas para elaboração colaborativa da Estratégia de Governo Digital (EGD) do Ceará. O encontro, liderado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), é realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).
A elaboração da estratégia estadual é um desdobramento da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD).

Pela Secitece, integram as oficinas a titular da pasta, Sandra Monteiro, as coordenadoras Marta Menezes (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação), Renata Morais (Assessoria de Comunicação) e Raísa Silvestre (Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento), além de outros profissionais da Secretaria ligados à área de transformação digital.


“O objetivo da Estratégia é definir iniciativas para promover a transformação digital do Estado do Ceará, de forma a colaborar com uma administração pública ágil e com foco no cidadão cearense”, aponta o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.

Estratégia Nacional

A Estratégia Nacional de Governo Digital é um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

É uma política perene, participativa e articulada desde o nível nacional até os pequenos municípios, que tem como objetivos específicos Gestão e Governança, Qualidade dos Serviços Públicos, Identidade Única do Cidadão, Privacidade e Segurança, Inteligência de Dados, Infraestrutura Digital, Ecossistema de Inovação, Eficiência e Colaboração, Transparência e Participação e Competências e Capacitação.

As oficinas de trabalho realizadas pela Seplag estão discutindo os objetivos apontados na estratégia nacional, de forma a institucionalizar as estratégias digitais, inseri-las nos instrumentos de planejamento do poder público, ampliar as fontes de financiamento da transformação digital, entre outras ações.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Seplag




Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima