O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDESS, o Conselhão, promoveu nesta quarta (11) pela manhã o Seminário Inteligência Artificial, na sede do SERPRO, em Brasília-DF. O secretário-executivo do Conselhão, Olavo Noleto, foi acompanhado pela ministra Luciana Santos (MCTI), pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, por Mar Fernández-Palácios (Embaixadora da Espanha), o secretário João Brandt (SECOM) e a diretora do SERPRO, Ariadne Fonseca.
É um processo de amadurecimento que vai nos permitir um diálogo efetivo e fraterno com atores que constroem no Brasil e no mundo o tema da inteligência artificial” Olavo Noleto, secretário
“Esse movimento que acontece no Conselhão é importantíssimo para o Governo Federal na organização dessa agenda. É com esse espírito que esse seminário acontece, de possibilitar a discussão de uma pauta fundamental para a consecução de um projeto de país. É um processo de amadurecimento que vai nos permitir um diálogo efetivo e fraterno com atores que constroem no Brasil e no mundo o tema da inteligência artificial”, ressaltou o secretário-executivo na sua fala de abertura.
O objetivo do seminário é reunir conselheiros, especialistas e representantes do poder público de modo a elaborar subsídios para o projeto de lei de IA aprovado no Senado e atualmente em tramitação na Câmara, sob relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro. A entrega dos subsídios acontece nesta quinta-feira (12).

- Mesa de abertura do Seminário Inteligência Artificial, promovido pelo Conselhão. Foto: Lincoln Szervinski / ASCOM-SRI
“Uma discussão como essa tem que ser ágil, como as próprias mudanças no meio digital, mas robustas e estruturantes. Precisamos de uma regulação e regulamentação que tenha efetividade. Cada vez mais, os ciclos e picos de inovação tecnológicos são mais curtos e intensos. Isso obriga uma ação muito rápida de governos e parlamentos, uma vez que é uma realidade que está posta e é um desafio muito grande para todos nós”, pontuou Ribeiro.
Durante o dia, serão realizados quatro painéis que debaterão as principais temáticas relacionadas à inteligência artificial. Painel 1: Política Brasileira de Inteligência Artificial: Panorama e Desafios; Painel 2: Trabalho, Competitividade e IA; Painel 3: Clima, Datacenters & Sustentabilidade Digital; Painel 4: Regulação, Inovação e Direitos.
A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, concluiu a mesa de abertura do seminário exaltando o papel do CDESS. “Quero parabenizar o Conselhão pela iniciativa e esse diálogo que é um dos pilares do governo do presidente Lula. Porque essa construção com quem pensa o país pode colaborar efetivamente com a ação de governo. Criar um conselho dessa natureza é uma decisão política que pode traduzir por meio de pessoas de várias áreas temáticas a construção de um projeto de país”, finalizou.

