O Senac São Paulo abre, a partir de 12/9, inscrições para o Ensino Médio Técnico, e traz uma novidade: o lançamento do Ensino Médio Técnico em Inteligência Artificial. O objetivo é preparar os jovens em uma área promissoras e inovadora, com desafios reais do mundo do trabalho, de forma integrada à formação geral básica, dentro e fora de sala de aula. O curso estará disponível nas unidades Nações Unidas e Lapa Tito, na capital, e em Campinas, no interior do estado.
Além do curso em IA, o Senac São Paulo oferece vagas para outros seis títulos técnicos integrados ao Ensino Médio: Ensino Médio Técnico em Administração, Ensino Médio Técnico em Informática, Ensino Médio Técnico em Multimídia, Ensino Médio Técnico em Internet das Coisas (IoT), Ensino Médio Técnico em Marketing e Ensino Médio Técnico em Ciência de Dados. Serão disponibilizadas mais de 3.600 novas vagas em todo o Estado de São Paulo, distribuídas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Os interessados deverão se inscrever no site www.sp.senac.br/ensinomediotecnico.
O Senac conta com 27 unidades do Estado de São Paulo, com a inclusão das escolas presentes nos municípios de Salto, Registro e Mogi Guaçu.
Segundo ainda o Senac, metade das vagas terão bolsas de estudo 100% gratuitas, para os três anos de curso e incluindo o material didático. Para se candidatar a uma das mais de 1.800 bolsas de estudo do Programa Senac de Gratuidade, os interessados devem comprovar renda familiar por pessoa de até dois salários mínimos federais e se inscrever também pelo site, ao meio-dia, no dia 12 de setembro.
“O Ensino Médio Técnico em Inteligência Artificial do Senac São Paulo contribui para carreiras em áreas de alta demanda, como implementação de soluções baseadas em IA. Egressos deste curso estarão aptos a criar soluções tecnológicas que vão além do convencional, utilizando algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina para criar sistemas inteligentes que otimizam processos e personalizam experiências em diversos setores, como comércio, saúde, marketing e finanças”, aponta o Senac.
Durante o curso, os estudantes desenvolverão uma série de competências técnicas, como a criação e o treinamento de modelos de deep learning, elaboração, implementação e manutenção de estruturas de qualidade para dados, modelos e projetos de IA e aplicação ética da inteligência artificial.
Além disso, o programa inclui as seguintes certificações intermediárias, concedidas a cada ano concluído pelo estudante: Assistente em Gestão de Dados (1º ano), Assistente em Business Intelligence com IA (2º ano) e Assistente em Desenvolvimento e Implementação de IA (3º ano).