Publicado por: Daniel Silva – DRT 1894-PI
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou entre os dias 14/8 a 16/08, a terceira edição do Fórum Permanente de Auditoria Interna do Poder Judiciário.
A abertura do Fórum foi conduzida pelo secretário de Auditoria Interna e juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Paulo César Rodrigues. Ele enfatizou a importância desse espaço para o compartilhamento de reflexões sobre as atividades do Sistema de Controles Internos dos órgãos do Poder Judiciário.
Nessa linha, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia reiterou a importância do controle interno e apresentou perspectivas no sentido de reverter a ideia de um sistema de controle de caráter unicamente punitivo. “O importante é nós termos a ciência de que o controle vai orientar a atividade finalística e não somente ter a punição como a ideia central” afirmou.
Para o Superintendente de Controle Interno do TJ PI, Luiz Paiva, o evento é de fundamental importância para o aperfeiçoamento das temáticas inerentes a atividade de Controle como função administrativa. “Foram compartilhados temas teóricos e práticos relacionados à atividade de controles internos e auditoria, de sorte que a troca de experiencias proporcionou a disseminação das melhores práticas adotadas pelos órgãos públicos, a fim de aprimorar os processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança…”, ressaltou Paiva.