O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta quinta-feira, 29/09, as estimativas das populações existentes nos municípios brasileiros. A data, usada como referência, foi de 1° de julho de 2024. Este estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União como referência para indicadores econômicos e sociais. Além de ser ponto de partida para cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Na região de Soledade, os números de habitantes dos municípios também foram contabilizados. Sendo que na cidade de Barros Cassal foram declarados 9.442 habitantes, em Fontoura Xavier 9.721 habitantes, São José do Herval 1.934 habitantes, Tio Hugo 3.352 habitantes, Ibirapuitã 3.793 habitantes e Mormaço com 2.815 habitantes.
Em Soledade, segundo os dados divulgados, existem 30.936 habitantes. É válido relembrar que no ano de 2023 existiu uma divulgação, também do IBGE, que citava o município com 29.991 habitantes, o que implicou em uma redução de recursos repassados aos municípios.
Segundo o IBGE, o Tribunal de Contas da União faz uma projeção para os repasse de recursos dos municípios a partir do Fundo de Participação dos Municípios. Em cidades com a população acima de 30 mil habitantes, o repasse é de 1,6%. Já em cidades com a população inferior aos 30 mil habitantes, o repasse passa a ser de 1,4%.
Outra questão válida de ser ressaltada, é sobre o pleito eleitoral, onde municípios com menos de 30 mil habitantes podem contar com até 11 vereadores. No entanto, em municípios com o número de habitantes acima disso, podem ter 13 edis.
Com os dados divulgados, os municípios da região poderão perceber os reflexos na mudança de repasses de recursos.
Texto: Kételyn/Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação/ Internet