A SpaceX lançou a missão Polaris Dawn, que deve superar o recorde de altitude estabelecido pela Gemini 11 e apresentar uma caminhada espacial comercial usando trajes espaciais de Atividade Extraveicular (EVA) projetados pela SpaceX.
O lançamento foi um tempo chegando e sujeito a vários atrasos na preparação para a missão. Um vazamento de hélio umbilical causou uma limpeza em agosto e o clima desfavorável resultou em adiamentos adicionais. O clima novamente apresentou um problema esta manhã, causando uma limpeza após a tripulação ter sido carregada.
A SpaceX teve várias oportunidades de lançar hoje, e foi a segunda vez que a tripulação teve sorte, liderada pelo comandante da missão, o CEO da Shift4, Jared Isaacman.
A missão, lançada da LC-39A do Centro Espacial Kennedy na Flórida, deve durar cinco dias. O primeiro objetivo notável será elevar a órbita para 190 x 1.400 km, superando assim a maior altitude alcançada pelos astronautas da Gemini na década de 1960. A órbita será então reduzida para 190 x 700 km para a primeira caminhada espacial comercial.
A missão será realizada na Crew Dragon Resilience, notável por ter sido usada no primeiro voo operacional do Commercial Crew Program da NASA. Mais tarde, foi usada para a Inspiration4 e equipada com uma cúpula para vistas assim que o cone do nariz foi aberto. Isaacman era o comandante da Inspiration4, então ser amarrado na Resilience é uma espécie de retorno ao lar para o bilionário.
O primeiro estágio do Falcon 9 usado para o lançamento pousou com sucesso em um navio drone estacionado no Atlântico.
Embora atingir um recorde de altitude seja impressionante, a EVA será um retorno ao passado. Assim como as cápsulas Gemini e Apollo, a Crew Dragon não tem uma câmara de descompressão, então a cabine deve ser despressurizada antes que a EVA possa começar.
Dois astronautas farão a EVA, que é mais uma demonstração de tecnologia do que qualquer outra coisa. Os outros dois tripulantes permanecerão na cápsula, também em trajes EVA. ®