Pular para o conteúdo

Startups de Alagoas unem Inteligência Artificial e impacto social e conquistam destaque em todo o Brasil

Banner Aleatório

Startups de Alagoas acompanhadas pelo Sebrae
Startups alagoanas ganham projeção nacional ao unir sustentabilidade, impacto social e inteligência artificial em soluções reconhecidas pelo BNDES. Foto: Sebrae AL

Duas startups de Alagoas foram selecionadas para integrar a nova edição do BNDES Garagem, um dos principais programas de aceleração de startups da América Latina. As empresas Mãeduca e Inspíria apresentam propostas de educação inclusiva e outra ao uso de inteligência artificial e vão compor o grupo de 100 selecionadas para o programa.

Banner Aleatório

As empresas foram selecionadas entre mais de 1.800 propostas de todo o país e mostram a relevância do ambiente de inovação de Alagoas, que vem ganhando se expandindo nos últimos anos. O BNDES Garagem é um dos programas de aceleração mais robustos da América Latina, desenhado para impulsionar negócios que resolvem desafios da sociedade por meio da inovação. Para ser selecionada, a startup precisa mais do que uma boa ideia. Preparo, validação de mercado e maturidade empresarial estão entre os requisitos usados na peneira de 1.800 inscritos e chegar ao grupo de cem selecionados.

A Mãeduca começou de forma informal, em Arapiraca, quando os fundadores Monique e Rafael Melo criaram brinquedos sensoriais com materiais recicláveis para estimular o filho durante o isolamento da pandemia. O conteúdo, inicialmente compartilhado em redes sociais, chamou atenção de um público formado por pais, terapeutas e educadores, e resultou na construção de uma plataforma com ferramentas voltadas ao desenvolvimento de crianças atípicas.

O aplicativo oferece atividades terapêuticas, anamnese e suporte à rotina de clínicas e famílias. Segundo os fundadores, a proposta busca facilitar o engajamento de pais e profissionais no processo de desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. A Mãeduca integra a trilha “Criação”, voltada a startups em fase inicial, com foco em estruturação do negócio e validação de mercado.

Startup Mãeduca, de Alagoas
Startup Mãeduca transforma materiais reciclados e tecnologia em soluções que apoiam o desenvolvimento de crianças e famílias. Foto: Sebrae AL

“O maior sucesso foi com o nosso filho, mas percebemos que estávamos ajudando muitas outras famílias também”, conta Monique. Com mais de 195 mil seguidores no Instagram, público majoritariamente de mães, terapeutas e educadores, a Mãeduca tornou-se um negócio de impacto, unindo pedagogia, acessibilidade e tecnologia.

Rafael Melo destaca o papel das famílias no processo de desenvolvimento das crianças. “Sessenta por cento do desenvolvimento está nas mãos dos pais. Sem o estímulo dentro de casa, a evolução é muito mais lenta”, explica.

Inspíria é startup que produz IA com sotaque nordestino

Enquanto a Mãeduca nasceu no chão da sala, a Inspíria surgiu da expertise da Weni, uma das referências em tecnologia e comunicação digital no Nordeste. A proposta da startup é aplicar inteligência artificial para resolver problemas reais de comunicação, inclusão e atendimento, seja em empresas privadas ou projetos sociais.

“A Inspíria surgiu do desejo forte de unir a autorrealização, que vem de trabalhar com engajamento cívico e impactar a vida de milhares de pessoas. Nós somos apaixonados por isso”, afirma Monique Veronese, fundadora da startup.

Com sede em Alagoas, mas equipe distribuída por estados como Ceará, Pernambuco e São Paulo, a Inspíria foi selecionada para a trilha Tração do BNDES Garagem, voltada para negócios em fase de escala. A participação no programa oferece acesso a mentores, investidores, eventos de inovação e apoio na aceleração do crescimento.

“Estamos vivendo um sonho. A missão da Inspíria é levar tecnologia acessível e segura para impactar vidas com IA. O programa é o empurrão certo no momento certo”, disse Monique.

Startup Inspíria de Alagoas
Startup Inspíria leva inteligência artificial feita no Nordeste para resolver desafios reais, colocando Alagoas no radar da inovação brasileira. Foto: Sebrae AL

Startups fecham 2025 com salto de 123% no faturamento

Um levantamento do Sebrae Alagoas aponta que as startups apoiadas pela instituição vão fechar o ano com aumento de 123% no faturamento. Muitas dessas empresas de tecnologia tiveram suporte nas salas instaladas pelo Sebrae em Maceió, Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.

“Terminamos o ano com quatro ecossistemas de inovação e com o nascimento de mais um, na Zona da Mata, na região de Viçosa, Mar Vermelho e municípios vizinhos. Nesses locais, nós juntamos as instituições, empresas e universidades para trazer mais oportunidades para a região. Em Arapiraca, por exemplo, temos startups aceleradas pelo Sebrae que nasceram de eventos, como capacitações e oficinas de ideias. E é isso que a gente quer, descentralizar para dar oportunidade às ideias que nascem no interior, firmar as pessoas na região, para que ninguém precise sair de onde mora em busca de oportunidades”, explicou Danubia Dantas, analista do Sebrae Alagoas.

Ainda segundo o Sebrae, o ecossistema conclui 2025 com 40 startups da capital e do interior aceleradas no Startup NE e destaque em missões para Lisboa e Florianópolis, onde um negócio alagoano ficou entre os dez finalistas do prêmio nacional, numa lista de mais de cinco mil inscritos, além de negócios fechados entre startups com empresas de renome nacional e internacional.

“No próximo ano, queremos mostrar às grandes empresas que elas não precisam buscar soluções para as suas dores lá fora. Um hospital daqui não precisa importar uma solução de São Paulo para facilitar exames de ressonância, por exemplo”, afirmou Danubia Dantas.

Leia mais: Supermercados de AL fecham 2025 com faturamento de R$ 21,7 bilhões

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *